Qualquer empreendedor que busca uma posição satisfatória no mercado precisa investir em uma comunicação visual eficaz. As empresas são representadas por símbolos e tipografias que facilitam a sua identificação pelo público e são chamados de logotipo. Essa ferramenta é de extrema importância na comunicação da essência do negócio e deve estar adequada às tendências da sociedade.

O processo de desenvolvimento de uma logotipo é complexo e geralmente envolve o trabalho de uma agência especializada. O cliente produz um briefing, documento com informações relevantes sobre o projeto, e, depois, inicia a imersão da agência para entender o significado da empresa. Existem metodologias para realizar esse trabalho, que envolvem, por exemplo, mapeamento do público-alvo, estudo sobre o modelo de negócios, entendimento dos diferenciais, entre outros. O resultado do trabalho pode incluir a criação do nome da marca e do símbolo que a representará.

Com o tempo, muitas marcas percebem a necessidade de renovação do logotipo. As mudanças que ocorrem na sociedade e no mercado interferem diretamente na forma como as empresas atuam. Os logotipos acompanham essas transformações e tem como objetivo comunicar de forma simples e inteligente o significado da empresa de acordo com as tendências em vigor.

Depois de um intenso trabalho, o Senac atualizou a sua comunicação visual em 2012. O antigo logotipo, vigente desde 1969, deu espaço a uma nova, mais moderna, que representa inovação e flexibilidade. A nova logomarca traz um avião de papel estilizado que, como uma seta, aponta em direção ao futuro. As cores – azul e laranja – contemplam liberdade, inovação e leveza.

Outras marcas também passaram por processos de renovação do logotipo, como Apple, Microsoft, Starbucks e Volkswagen. Confira abaixo!

 

Publicações Relacionadas