Os espaços verdes, cobertos de vegetação, são muito importantes para o meio ambiente. Parques e jardins têm a capacidade de absorver água da chuva, proporcionar sombra, refrescar e ser um espaço de convivência para os moradores do local onde estão instalados. Além disso, existem diversos tipos de jardins que encantam os olhos com seus arranjos e caminhos milimetricamente calculados. É o caso do jardim inglês, do francês e de outros mais. Conheça as características de cada um.

Jardim japonês: um local para ter paz e deixar a espiritualidade vir a tona. Os jardins japoneses são um espaço para contemplar a vida. O paisagismo é amplamente cultivado na cultura japonesa, pois é considerada uma das mais elevadas formas de arte.Por meio desse jardim é possível expressar a essência da natureza em um limitado espaço de forma harmoniosa com a paisagem local.

Jardim tropical: a essência aqui é a descontração. O jardim tropical possui espécies de plantas de variadas cores e formas orgânicas, com caminhos naturais. Criado por Roberto Burle Marx, sua principal característica é a utilização de espécies de regiões tropicais e subtropicais. São os preferidos de aves e insetos coloridos, o que o torna ainda mais bonito.

Jardim italiano: nesse tipo de jardim o elemento água é fundamental para integrar o espaço. O uso de fontes, estátuas, plantas frutíferas e flores completam o ambiente, que fica ainda mais bonito na primavera. Um local de contemplação também não pode faltar, para observar a beleza e o frescor do espaço.

Jardim inglês: considerado uma quebra de padrões comparado a outros jardins, o jardim inglês preza pelas formas naturais, mais curvas e arredondadas. Gramados extensos, relevos e lagos fazem parte deste estilo, que é bastante utilizado em parques e espaços grandiosos. Árvores de grande porte, que se caracterizam por sua sombra são bem vindas nestes locais.

Jardim francês: as formas geométricas e a simetria perfeita são as principais características desse jardim. Também chamado de jardim clássico, o jardim francês tem caminhos largos e arbustos bem definidos. Alguns elementos, como lagos, bancos, colunas e esculturas, podem fazer parte desse estilo, mas precisam estar totalmente integrados ao ambiente.

Publicações Relacionadas