De acordo com Philip Kotler, especialista que é referenciado como pai do marketing moderno, o custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior do que o custo de manutenção do atual consumidor. Por isso, apostar na fidelização de clientes pode ser uma boa estratégia para manter saudáveis empresas de todos os portes. Algumas ações criativas de comunicação com os clientes funcionam como peças-chave para construir um relacionamento de lealdade – palavra mágica no mundo dos negócios.

Para você que é empresário e quer investir nessa estratégia, dois conceitos, que são explorados no curso de Fidelização de Clientes oferecido pelo Senac, podem ser a base para o início do trabalho. O marketing de relacionamento, por exemplo, tem como objetivo promover negócios duradouros, conquistando clientes fiéis a partir de vendas que priorizam a satisfação de necessidades e desejos. Relacionado a isso, o marketing de permissão trabalha com uma aproximação mais personalizada, de forma a obter informações sobre hábitos de consumo e utilizar essas informações para uma ação pró-ativa.

Ao entender a base teórica, o empresário tem a oportunidade de utilizar os componentes do marketing para propor um programa de fidelização com foco em clientes fixos e potenciais, considerando a realidade do negócio que gerencia. Assim, é possível organizar a forma mais adequada para manter uma comunicação contínua e efetiva com os consumidores e conquistar a lealdade deles. Com a cartela de clientes recheada, o empresário alcança um objetivo valioso para quem atua na área de vendas: a tranquilidade.

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