CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
A beleza de uma árvore nem sempre é facilmente percebida. Sua grandeza passa batida diante de tantos outros monumentos construídos pelo homem, isso quando não é derrubada pelo mesmo. A importância desse tipo de planta para o meio ambiente vai além da purificação do ar. As árvores têm papel fundamental para a manutenção da paisagem natural, devido ao grande papel contra a erosão, já que absorve a água das chuvas pelas raízes e forma de barreiras contra a ação de enxurradas.
Existem, em alguns lugares do mundo, árvores centenárias. Algumas delas podem ser tão antigas, que datam da época em que os faraós construíram as esfinges. Em grandes centros, onde a maior parte da população está concentrada, não é comum haver exemplares como esses – muitos deram lugar a construções para o desenvolvimento das cidades. Mas, se você se encanta com este tipo de beleza, pode encontrar, ao menos pela internet, lindas árvores espalhadas pelo mundo. Confira em nossa galeria algumas delas.
Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, e a melhor forma de celebrar é preservando! “Cultive as raízes e você poderá aproveitar a sombra”.
1. Baobá, um ecossistema em uma única árvore – O baobá serve como fonte de vida para diversas espécies. Desde os menores insetos, até os elefantes, que a buscam pela água estocada em seu tronco. Nativa da Ilha de Madagascar, ela é um mundo em forma de planta.
2. Cerejeira, a delicada beleza oriental – Além de ser conhecida por sua beleza, a cerejeira é também uma madeira nobre. A floração desta árvores, em tons de rosa e branco, anuncia o início da primavera no Japão. Por ficar florida por aproximadamente uma semana, esta planta representa a beleza e a fragilidade da natureza e da própria vida.
3. Bristlecone pine, a árvore mais antiga – Bristlecone pine é uma espécie de pinheiro que vive no limite. Nativos de locais com mais de 3 mil metros de altitude, nas California’s White Mountains, nos Estados Unidos, suportam temperaturas congelantes e ventos fortes. O exemplar mais antigo, Methuselah, foi descoberto em 1957 e acredita-se que tenha aproximadamente 4.600 anos.
4. Ipê, para colorir e marcar o início da primavera – No final de agosto ou começo de setembro, as cidades e os campos são tomados por uma sucessão de cores. A planta é nativa da América do Sul e é facilmente vista no Brasil. Ipês amarelos, brancos e rosas tornam a estação ainda mais bonita.
5. Figueira mata pau, a árvore assassina – O nome da árvore se deve ao fato de que ela cresce sob outras árvores, mantando-as sufocadas. Esse processo acontece pois as sementes da árvore são espalhadas livremente pelas fezes dos animais que dela se alimentam. Quando germinam, começam a se desenvolver por cima de outras, exercendo uma pressão tão grande que impede o transporte da seiva.
6. Sequoia gigante, a maior árvore do mundo – A sequoia de 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro, 1.814 toneladas e aproximadamente 2.100 anos e tem até nome: General Sherman. A árvore se encontra no Sequoia National Park, California, Estados Unidos. A espécie tem sido plantada no Brasil para fins comerciais e de adaptação da espécie, já que seu lugar de origem está sendo destruído.
7. Cipreste mexicano, a árvore mais larga – 36 metros de diâmetro! Essa é a medida do cipreste mexicano. A Árvore de Santa María del Tule, localizada no estado de Oaxaca, México, ganhou um lugar no Guinness, o livro dos recordes, como a árvore com maior circunferência do mundo.
8. Castanheira, nada é desperdiçado – O ouriço, fruto da castanheira (do Pará), abriga sementes ricas em gordura e nutrientes em seu interior. Sua casca, muito dura, não pode ser quebrada por qualquer animal. No entanto, a cutia é capaz de abri-la e aproveitar seus frutos. Acontece que o mamífero não consome todas as castanhas de uma só vez, então, enterra-os. Muitas dessas castanhas são esquecidas, dando origem a novas castanheiras.
9. Embaúba, a pioneira – Esta planta é facilmente encontrada em clareiras e áreas desmatadas em recuperação. Suas folhas são largas, capazes de captar muita luz, aumentando a taxa de fotossíntese e, consequentemente, de crescimento. A embaúba é encontrada desde o México até o norte da Argentina.
10. Cajueiro, o gigante de Piragi – Atração do nordeste brasileiro, o Cajueiro de Piragi é o maior do mundo. Devido a uma mutação genética sua copa cresce sem parar. Para se ter uma ideia, seu tamanho é equivalente a um campo de futebol! Localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, o cajueiro é ponto turístico do local e dá cerca de 70 mil frutos ao ano.
Fonte: National Geographic Brasil
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!