Você já parou para pensar como seria o mundo sem arte? Muito possivelmente seria sem graça, sem cores e bem menos divertido. Enquanto alguns pensam que a arte é perda de tempo, outros ganham dinheiro e fama mundo afora mostrando a todos o que se passa dentro de suas inquietas mentes. Seja para retratar uma época, um pensamento, os costumes ou para dar vazão a sentimentos adversos, a arte que se traduz em pinturas, grafites, esculturas, música e dança, proporcionando sensação de prazer.

De acordo com o pesquisador Semir Zeki, especialista da University College de Londres, no Reino Unido, contemplar uma bela obra de arte em apenas 10 segundos pode realizar um aumento imediato no fluxo de sangue nas áreas do cérebro associadas com prazer. Segundo o pesquisador, o efeito é equivalente à sensação de estar apaixonado.

A pesquisa foi realizada com 28 indivíduos sem conhecimento prévio de arte, e após a análise de uma obra, os cientistas descobriram que as obras que produziram mais prazer foram a dos pintores John Constable e Dominique Ingres.

Mesmo que você não tenha o hábito de frequentar galerias, exposições fotográficas artísticas ou nunca tenha parado para observar uma obra em um museu, você também está convivendo com arte. Nos muros da cidade, nas embalagens de comida, na moda, até o design de automóveis pode ser considerado uma arte. Além disso, a arte não tem limites. Tudo o que pode ser imaginado e realizado faz parte desse universo mágico que permite as mais ousadas ideias.

Para quem ficou com vontade de entrar em contato com novos artistas, vale a pena entrar nesses sites:

Museo Del Prado – nesse site é possível ver diversas obras do acervo do museu em altíssima resolução e descobrir os detalhes em diversos quadros.

 Zupi – o site da revista de arte Zupi mostra trabalhos de diversos artistas do mundo todo. Para quem gosta de descobrir talentos esse é o lugar.

Banksy – o street artist inglês é conhecido por não ser conhecido. Até hoje ninguém viu seu rosto, mas suas obras estão espalhadas ao redor do mundo. Sua assinatura é seu estilo inconfundível de crítica social.

Fonte: Universia

Imagem: Banksy

Publicações Relacionadas