Chegamos no ano de 2025, e a época de ano novo sempre traz uma expectativa no mundo do design: a revelação da cor Pantone do ano. A escolhida da vez é Mocha Mousse. Trata-se de um tom de marrom suave e relaxante.

Mas antes de pensar nas possíveis aplicações da Mocha Mousse, você sabe o que é a escala Pantone?

O que é Pantone?

Antes de tudo, o que é Pantone? Pantone é um sistema de cores criado na década de 1960 para resolver um problema de identificação nas cores da indústria de impressão. Cada cor, inclusive em cada tom e matiz, tem um número correspondente nessa escala. E, desde 1999, a consultoria Pantone Color Institute aponta as tendências globais e passou a eleger a cor do ano, feita a partir de especialistas.

O que para muitos pode ser considerado mera simplicidade ou até mesmo futilidade, leva em consideração tendências de estilo, comportamento e até mudanças sócio-políticas. E tudo isso pode fomentar a indústria gráfica, têxtil e até de construção, por exemplo.

A cor Mocha Mousse

A cor é um marrom suave que até pode lembrar uma sobremesa à base de café, como o nome sugere.

A própria Pantone, em seu website, descreve a cor como “um marrom suave evocativo que transporta nossos sentidos para o prazer e a delícia que inspira como a cor Pantone do ano para 2025“.

Então, se no último ano a ideia era um tom vibrante e otimista, nesse ano a mensagem é conforto, que é a principal sensação que se busca trazer com a cor escolhida.

Aplicações

Para usar no vestuário, o Mocha Mousse cai bem com outros tons de marrom ou combinando com banco ou preto.

Seu uso no look também pode ser em esmaltes e acessórios, além da maquiagem.

Pensando em decoração de ambientes, cortinas e almofadas, primeiramente, podem ser opções mais fáceis para mexer. Do mesmo modo, caso a ideia seja uma mudança maior, a cor fica ótima em móveis. Outra vantagem é que não tem a tendência de “envelhecer” rápidamente.

Publicações Relacionadas