A acessibilidade na tecnologia é um mercado que está em crescimento e vem transformando a maneira como as pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade interagem com o mundo ao seu redor.

Algumas das soluções de acessibilidade na tecnologia podem ser muito úteis também para pessoas sem nenhum tipo de deficiência. E os avanços contínuos prometem inovações ainda maiores. Confira abaixo algumas das soluções desenvolvidas que melhoram a qualidade de vida de pessoas em todo o mundo. Também falaremos de carreiras neste mercado.

Softwares de leitura de tela e reconhecimento de voz

Os softwares de leitura de tela dão a autonomia que uma pessoa cega ou de baixa visão precisa para utilizar um smartphone sozinha. Assim, os aplicativos fazem uma leitura de todos os elementos da tela e o usuário pode interagir com as opções ou escrever um texto por meio da sua fala.

O aspecto da fala funciona bem pois trabalha com um reconhecimento de voz. Ou seja, apenas a voz do usuário cadastrado pode acionar os comandos do software. Dessa forma, não há confusão com outras pessoas falando ou ruídos externos.

informação e comunicação

Dispositivos de assistência inteligentes

Soluções que eram apenas mecânicas, como próteses e cadeiras de rodas, já têm opções mais tecnológicas há algum tempo. As cadeiras de rodas motorizadas oferecem uma nova autonomia para os cadeirantes. Elas diminuem a dependência de outra pessoa para empurrar a cadeira ou o cansaço que pode ser causado nos braços.

Uma tecnologia menos difundida é a de próteses robóticas. Muitos estudos ainda estão sendo feitos, mas a ideia é a de que pessoas com membros amputados possam ter mais movimentos nas próteses, proporcionando conforto e possibilitando mais atividades no dia a dia.

Aplicativos de acessibilidade

Além da leitura de tela, existem aplicativos que podem auxiliar pessoas cegas com funções nativas, como um aplicativo de navegação com recursos de voz. 

Para os surdos, as ferramentas de legendas automáticas de vídeos estão ficando mais precisas. Existem também aplicativos que legendam todos os sons emitidos pelo smartphone. 

Outra solução interessante é um aplicativo que existe em versões em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, que tem o intuito de compartilhar as condições de acessibilidade de estabelecimentos comerciais. A própria comunidade faz a avaliação para auxiliar outros usuários a escolherem seus destinos de passeio ou rotina.

Internet das coisas

A internet das coisas é a possibilidade de controlar dispositivos inteligentes através de aplicativos ou comandos de voz, por exemplo. Aparelhos como lâmpadas, interruptores, fechaduras, condicionadores de ar e outros existem em versões conectadas à internet que permitem esses recursos. Com a internet das coisas, por exemplo, uma pessoa cega pode ligar e controlar seu ar condicionado por um comando de voz. A tendência é cada vez mais dispositivos terem versões com conectividade à internet.

A acessibilidade na tecnologia permite que mais pessoas tenham independência e autonomia, e essas são só algumas das soluções. Diariamente, inúmeras empresas ao redor do mundo estudam maneiras de utilizar a tecnologia a favor da inclusão.

Carreiras de acessibilidade na tecnologia

Um profissional que trabalha com acessibilidade na área da tecnologia precisa entender bem a realidade das pessoas com deficiência. É só conhecendo as necessidades do público que uma boa solução pode ser desenvolvida. Confira algumas funções na área que vão muito além do desenvolvimento.

Experiência do usuário (UX)

Quando se pensa em soluções de inclusão para pessoas com deficiência, a experiência do usuário deve ter ainda mais atenção. Profissionais desta área identificam problemas de usabilidade e acessibilidade para serem corrigidos. Além disso, devem estar atentos à recepção do público para fazer as otimizações necessárias.

Produto

Pessoas envolvidas diretamente com o produto, sejam líderes, analistas ou outros, devem ter a noção do público que visam atender. Assim, o trabalho é feito lado a lado com outros áreas para aperfeiçoar e oferecer as melhores soluções para as pessoas com deficiência.

Acessibilidade interna

Além de promover soluções de acessibilidade, será que a empresa é acessível? Profissionais que trabalham nesse campo promovem ações e boas práticas para todos aplicarem no dia a dia, visando o desenvolvimento constante dos profissionais e até oferecendo inspiração para o trabalho.

Cargos de liderança

Líderes na área de acessibilidade devem disseminar a acessibilidade também no ambiente interno da empresa. Além disso, precisam sempre estar atualizados e, desejavelmente, ter vínculos com grupos de pessoas com deficiência.

Se os cargos forem mais altos, como o de diretor, também é importante disseminar e pautar o debate com outras instituições e na sociedade em geral para a criação de ambientes mais acessíveis e expansão da marca.

O futuro reserva grandes novidades para todos nós. Prepare-se para ele com os cursos do Senac Santa Catarina.

Publicações Relacionadas