A avaliação formativa é uma proposta diferenciada de avaliação da aprendizagem de um aluno. Quer entender melhor o tema? Segue aqui com a gente!

Quando o aluno participa de alguma aula ou curso, é preciso avaliar se ele cumpre os requisitos para ser aprovado e poder seguir para níveis seguintes ou concluir o curso. Esta avaliação da aprendizagem leva em conta o desempenho dos alunos em relação aos indicadores daquela unidade curricular.

Mais do que oferecer um resultado, a avaliação formativa é um modelo que foca em resultados qualitativos e não quantitativos. Ou seja, ao avaliar um aluno, é feita uma análise de potencialidades e pontos a melhorar. Dessa forma, chega-se a um resultado mais completo e benéfico a todas as partes envolvidas.

Essas avaliações, além de verificar o desempenho, têm foco em contribuir para o desenvolvimento dos pontos em que há espaço para melhoria e aprofundamento. Na avaliação formativa também é possível identificar as causas e motivos das dificuldades apresentadas.

Nesse processo, o professor pode embasar seu trabalho para focar em questões que os alunos tenham dificuldade ou uma defasagem no aprendizado. A instituição de ensino também deve ficar atenta ao resultado da aprendizagem dos alunos. Assim, pode compreender de que maneira pode fazer sua parte.

A avaliação formativa apresenta algumas vantagens em relação a modelos mais tradicionais. Quando o aluno recebe uma avaliação mais detalhada de seu desempenho, por exemplo, e indicações de caminhos para se informar, ele pode realmente evoluir naquele assunto.

Outro ponto interessante é o estímulo ao aprendizado ativo, ou seja, aquele em que o aluno é protagonista da aprendizagem. As informações que o aluno traz de fontes externas são valorizadas e debatidas em aula com professores e colegas.

Avaliação formativa no Senac

O Senac prioriza a coleta de informações para fornecer aos alunos e educadores os elementos necessários para tomar decisões que melhorem o processo de ensino e aprendizagem. As avaliações são individuais, mas as atividades avaliativas e metodologias também podem ser realizadas em grupo. Elas ocorrem

Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, com indicações. Por exemplo, se há pontos para adequação, serão apresentadas possibilidades para que aquele aluno consiga desenvolver aquela competência.

Para fazer a avaliação, existem indicadores de aprendizagem. Eles descrevem quais os parâmetros a serem avaliados. Além disso, oferecem transparência ao processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor.

No Senac, a avaliação é feita por indicadores e registrada por conceito, não pelas tradicionais notas com números. Esses conceitos vêm acompanhados de feedbacks e orientações para o fortalecimento da aprendizagem.

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