O excesso de informações e estímulos que sofremos ao longo dos dias têm nos deixado cada vez mais ansiosos, estressados e distraídos. Essas condições podem causar diversos efeitos, sejam no âmbito profissional ou pessoal. Continue a leitura e veja os reflexos do mindfulness na gestão de pessoas.

O que é Mindfulness?

Em uma tradução literal, mindfulness significa atenção plena. Ou seja, a prática do mindfulness visa trazer toda a atenção e foco para o momento presente, eliminando distrações e interferências.

Nesse sentido, a ideia é que o indivíduo abra sua percepção e vivencie a experiência presente em sua plenitude. Assim, ele aproveita cada sensação, comportamento e pensamentos do momento.

No entanto, isso se torna um desafio diante dos estímulos diversos que sofremos. Atualmente somos bombardeados de informações e conteúdos que permanecem no nosso pensamento frequentemente.

mindfulness o que é

Benefícios do Mindfulness

Apenas sabendo o que é o minfulness já podemos concluir que os benefícios são diversos. Isso porque estamos continuamente consternados com os excessos de informações e pensamentos que perpetuam na nossa mente. No entanto, é preciso pontuar que a prática ajuda não apenas na redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Redução de estresse e ansiedade

Se elevamos os níveis de estresse e ansiedade com preocupação no futuro, podemos, do mesmo modo, reduzi-los focando no momento presente. Ou seja, eliminar pensamentos inquietantes e focar apenas no aqui e agora é uma forma de praticar o mindfulness e reduzir estresse e ansiedade.

Elevar concentração

Seja em tarefas básicas ou complicadas, o mindfulness ajuda a manter a concentração no que você está fazendo. Independente do nível de dificuldade.

Aumentar o autocontrole

Com o foco no presente, manter o autocontrole e melhorar sua reação diante dos acontecimentos é muito mais fácil. Com o pensamento voltado apenas para o que está acontecendo, você consegue ter clareza e mais discernimento nas atitudes.

Ter mais otimismo

Manter o foco no presente, evita conflitar pensamentos e preocupações, diminuindo assim a sensação de que tudo vai dar errado. Dessa forma, além de facilitar a tomada de decisão, o mindfulness também facilita ter mais otimismo e pensamentos positivos.

Como praticar o mindfulness?

Assim como todo novo hábito, adotar essa prática vai exigir um pequeno esforço do indivíduo. Isso porque no início pode ser difícil chegar na atenção plena. Veja algumas dicas de como iniciar:

  • Escolha uma ambiente calmo: estar em um local onde você não será incomodado com barulhos ou interrupções pode facilitar o começo da prática de mindfulness.
  • Faça exercícios de respiração: focar na sua respiração, batimentos cardíacos ou no seu próprio corpo pode ser uma forma de ajudar sua mente a prestar atenção no momento presente.
  • Observe o ambiente: parar apenas para observar o que acontece à sua volta, sem julgamentos ou pensamentos alheios pode ajudar na prática. Ainda que os pensamentos venham, deixe que se vão na mesma velocidade.
  • Ouça músicas calmas: a música é uma forma de silenciar ruídos externos, fazendo assim com que sua mente se concentre ao que entra pelos seus ouvidos.
  • Faça atividades manuais: uma pintura, montar quebra-cabeças ou fazer desafios podem te ajudar a eliminar todo o resto e se concentrar à tarefa que precisa executar.

Mindfulness no mundo corporativo

Apesar de ser uma tarefa individual, a prática do mindfulness no mundo corporativo reflete em benefícios para a equipe e organização. Além de promover o bem estar para os colaboradores, ela pode ajudar a melhorar produtividade, eficiência e otimizar tarefas que demandam de esforços coletivos.

No entanto, para trazer a prática para a empresa, é preciso incentivar os colaboradores a exercerem também fora do ambiente de trabalho.

Apesar disso, a gestão pode incentivar a prática na empresa através de ações para encorajar os colaboradores.

  • Compromisso conjunto: debata com sua equipe como todos podem assumir o compromisso da prática em um determinado momento. Seja antes de reuniões, após um momento de agitação ou em horários estratégicos para o grupo.
  • Disponibilize espaços adequados: ter ambientes onde o som é reduzido e a estrutura adequada pode ajudar. Assim, as pessoas se sentem acolhidas e confortáveis com a prática.
  • Momentos em grupo: levantar debates ou formas de aliviar o estresse do dia a dia pode ajudar com que as pessoas se sintam mais seguras.
  • Trazer profissionais capacitados: seja para palestras mensais, atividades semanais ou tarefas diárias. Ter alguém que incentive e ajude a melhorar a convivência e o foco no agora ajuda a equipe e entender seu papel e colaborar com o todo.

Podemos concluir que o mindfulness é um estilo de vida e não apenas uma prática diária. Por isso é importante fazer esforços para que ocorram e os benefícios sejam refletidos na vida profissional e pessoal. Apesar disso, o gestor tem papel importante para a implementação disso e melhora da equipe e organização.

Publicações Relacionadas