O Ácido Hialurônico é uma das soluções favoritas para quem gosta de ter uma pele saudável! Muito utilizado para melhorar o aspecto da pele, o ácido vem ganhando mais e mais espaço nas rotinas de beleza.

Embora tenha se popularizado nos últimos 4 anos, os primeiros usos do ácido começaram lá na década de 1990: de lá para cá, sua aplicação evoluiu muito. Por exemplo, atualmente ele pode ser ser usado também nos cabelos, sabia?

Em outras palavras, para te ajudar a compreender melhor sobre o assunto, o Senac SC convidou a professora do curso superior de Estética e Cosmética, da Faculdade Senac Florianópolis e Saúde e Beleza,  Roselene Kroth, para responder algumas dúvidas sobre a aplicação e benefícios do Ácido Hialurônico, confira:

Ácido Hialurônico: o que é?

1. Por que o Ácido Hialurônico se tornou tão famoso nos procedimentos estéticos?

O Ácido Hialurônico é uma biomolécula, ou seja, ele é encontrado naturalmente no corpo humano. Além disso, têm propriedades hidratantes, sendo um dos ativos cosméticos mais utilizado por diversas marcas. Por vezes, é usado de forma injetável nos procedimentos de preenchimento, trazendo volume, reduzindo a flacidez e remodelando a face.

Também pode ser utilizado por via oral, por meio de alimentos funcionais ou suplementos. Inicialmente, os efeitos da ingestão de Ácido Hialurônico não são tão perceptíveis, mas após algumas semanas de uso, já se observa a redução do ressecamento da pele, flacidez e rugas.

Tal qual, é uma molécula versátil, também utilizada na estética de forma tópica, diretamente na pele e nos cabelos.

2. Qual a recomendação de uso?

Cosméticos com Ácido Hialurônico podem ser incorporados na rotina skincare de peles jovens e maduras, por exemplo, na face, área dos olhos ou no corpo.

Sobre a pele jovem, seu principal benefício é manter a hidratação sem causar obstrução dos poros ou aumento da oleosidade. Semelhantemente nas peles maduras, uma molécula modificada de Ácido Hialurônico vetorizada pelo silício (Hyalunonic acid and silanetriol) promete, além de hidratar, atuar como renovador biológico.

3. É possível usar o Ácido Hialurônico na rotina de cuidados capilares?

Apesar de não ser um componente natural do cabelo, sua aplicação está associada às suas propriedades higroscópicas. Em outras palavras, a molécula de Ácido Hialurônico absorve a umidade e por isso mantém a hidratação capilar.

Ácido Hialurônico: cuidados importantes

4. Existe alguma contraindicação?

Esta molécula é encontrada naturalmente no organismo humano, por exemplo, nos vasos sanguíneos, cartilagem, válvulas cardíacas e principalmente na pele. Então, quando aplicado na forma de cosméticos ou ingerido como suplemento, praticamente não traz efeitos indesejados.

Em contrapartida, quando injetável pode apresentar edema, dor e hematoma. Então, deve ser aplicado por profissionais de estética habilitados.

Gostou? Conte nos comentários. E se quiser aprender mais sobre outros tipos de tratamento para pele, conheça O curso superior de Estética e Cosmética do Senac SC.

Publicações Relacionadas