Março é o mês delas! Com origem no fim do século XIX, período em que as mulheres ao redor do mundo decidiram lutar por melhores condições de trabalho e de igualdade, a data reverbera até hoje. E cada vez mais é lembrada no dia 8 de março, após o reconhecimento das Organização da Nações Unidas (ONU). Portanto, ao redor do mundo, há diversas ações que enfatizam a importância da força e resiliência feminina.

Assim, aproveitando o período simbólico e de lutas, o Senac SC lançou em 2021 “Polícia Civil e Senac por elas”. O projeto, em parceria com a Polícia Civil”, teve início no no Dia Internacional da Mulher. O objetivo foi implementar ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Santa Catarina.

Cursos gratuitos para mulheres

Então, esse trabalho conjunto foi estruturado em duas frentes. Primeiramente, a capacitação dos alunos, professores e comunidade escolar do Senac SC. A ideia teve foco na identificação de episódios de violência contra a mulher e orientação para enfrentar este tipo de situação.

Em segundo lugar, o Senac SC ofereceu cursos gratuitos de qualificação profissional às mulheres vítimas de violência. Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), os cursos visaram a autonomia financeira e um recomeço para mulheres em relacionamentos abusivos.

Polícia Civil e Senac por Elas: ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

Polícia Civil e Senac por Elas em números

Ao longo de 2021, por exemplo, uma série de atividades foram realizadas e renderam bons frutos. O “Polícia Civil e Senac por Elas” contemplou 16 unidades em todo o Estado. Ao todo, foram realizadas 28 palestras sobre o enfrentamento à violência contra mulher, com capacitações ministradas pela Polícia Civil. Para se ter uma ideia, aproximadamente 1800 pessoas foram atendidas.

Além disso, 13 mulheres que foram vítimas de violência em Santa Catarina foram encaminhadas pela Polícia Civil para capacitação profissional nas unidades do Senac SC. De Blumenau, outro exemplo: nove mulheres, que foram direcionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES e Polícia Civil, participaram de um Workshop de Automaquiagem para valorizar ainda mais a autoestima.

Parceria de sucesso

Quem está à frente, enaltece o sucesso da parceria. “ O Projeto Polícia Civil e Senac por Elas está sendo fundamental para conscientizar comunidade escolar sobre a violência de gênero. Além de ciclo da violência e rede de proteção às mulheres cis e trans. Ele teve um alcance importante em relação ao enfrentamento, proteção e prevenção à violência contra a mulher, impactando mais de 2000 alunos”, avalia Camila Braga Bittencourt, analista estadual de educação inclusiva do Senac SC.

Igualmente, a Polícia Civil reconhece a importância dos espaços institucionais de educação e trabalho para identificar e lidar com eventuais sinais de violência.

Mobilização da comunidade escolar para reconhecer episódios de violência.

“Por esse motivo, projetos que visam a formação profissional e a orientação sobre violência contra as mulheres, como o “Polícia Civil e Senac por Elas” são iniciativas valiosas para o enfrentamento da problemática”, comentou Verônica Bem dos Santos. A psicóloga policial civil pertence à coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI). A Polícia Civil e o Senac estão, neste momento, em tratativas para a renovação da parceria para o ano de 2022.

Polícia Civil por Elas

O Programa Polícia Civil por Elas, criado pela Coordenadoria das DPCAMIs em Santa Catarina foi criado em 2018. Tem por objetivo atuar em diferentes frentes. Tudo com o propósito de garantir desde a prevenção até o atendimento adequado às mulheres e famílias vitimadas pela violência.

Assim, desenvolve diversas ações com este foco. Entre elas, seminários de formação interssetorial, por exemplo. Al´ém de grupos reflexivos para adolescentes, para mulheres e homens envolvidos em situações de violência, entre outros. Em 2021, logo, o Senac SC se juntou ao programa, criando o “Polícia Civil e Senac por Elas”.

Publicações Relacionadas