Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
A temporada de festas de final de ano está entre nós! Assim, além do momento de reencontro com familiares e até amigos, as receitas de natal, por exemplo, acabam sendo as mais esperadas do ano.
Dessa forma, planejar um cardápio especial para ceia é uma etapa importante, afinal, envolve memórias afetivas, conversas entre a família e muita alegria! Do mesmo modo, para fugir do tradicional na escolha das receitas, é preciso tempo para organizar o menu e muita criatividade para inovar na medida certa.
Portanto, para tornar os preparativos ainda melhores e mais saborosos, convidamos os professores do curso de Gastronomia aqui, do Senac SC para criar receitas de natal inesquecíveis e de dar água na boca. Ou seja, referências gastronômicas de petisco, entrada para a ceia e sobremesa.
Chutney de Tomate e Manjericão – Chef Prof. Juliano Rosa
Ingredientes:
Modo de preparo: Primeiramente, leve todos os ingredientes ao fogo médio. Posteriormente, cozinhe por 30 minutos ou até reduzir. Então, deixe esfriar e sirva na tartelete com mussarela de búfala e manjericão. Rendimento: 12 porções bem servidas
Tartar de Salmão – Chef. Prof. Rafael S. Belloli Mastella
Ingredientes:
Utensílios:
Modo de preparo: Em primeiro lugar, em um bowl, misture o salmão, o suco das frutas, o açúcar, o gengibre, a cebolinha, a mostarda e cream cheese. Em seguida, tempere com sal e pimenta do reino moída. Finalmente, para terminar a receita: no centro do prato, coloque o aro redondo e disponha o Tartar de Salmão com pouco líquido. Desse modo, retire o aro e decore com as alcaparras.
Chips de batata: então, corte as batatas bem finas (1mm) e frite em óleo ou gordura de preferência (eu frito em banha de porco), até ficar crocante. Enfim, o Tartar de Salmão é servido frio, geralmente acompanhado de torradas ou com chips de batatas. Rendimento aproximado: 1 entrada para 2 pessoas.
Biscoito de Castanha do Pará – Chef Prof. Renata Tremea
Ingredientes:
Modo de preparo: Primeiramente, em uma vasilha, junte a castanha, o amido, a farinha e o açúcar. Em segundo lugar, enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Assim´, já em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o rolo e corte os biscoitos no formato de sua preferência. Distribua os biscoitos em uma assadeira antiaderente ou coberta com papel manteiga.
Leve para assar em 180º por aproximadamente 8 minutos ou até que comece a dourar. Rendimento: 16 a 18 biscoitos, de 25 a 30 g conforme corte.
DICAS DA CHEF:
Surpreendentemente, você pode substituir a castanha do Pará por castanha de caju, amêndoas ou amendoim. Entretanto, o prazo de validade é de 30 dias, se acondicionados em pote de vidro com tampa metálica.
De dar água na boca, né? Aproveite as receitas de natal e boas festas!
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!