A rotina acelerada e a preocupação com a alimentação são algumas das grandes razões que reforçam a procura do consumidor por restaurantes de qualidade em seu dia a dia. Tanto é que os brasileiros destinam, em média, ¼ da sua renda familiar para refeições feitas fora de casa, segundo o IBGE.

E para conquistar esse consumidor cada vez mais criterioso, é fundamental inovar nas possibilidades e acompanhar as tendências do setor. Neste post selecionamos seis nichos de mercado que têm ganhado força nos últimos anos e são boas apostas para você que quer seguir nesta área! Confira:

Confira as tendências da gastronomia:

  1. Opções saudáveis – A preocupação com a saúde está cada vez mais em alta. Por isso, os locais que investem na variedade de saladas e alimentos orgânicos acabam saindo na frente. Em uma refeição no meio da semana, por exemplo, você tem preferência por um prato saudável ou um fast-food reforçado com frituras e queijos? Se a sua resposta for a primeira, saiba que esse é o hábito mais procurado pelas pessoas ultimamente.
  1. Ingredientes locais – Quanto menor o caminho de um alimento até o consumidor, maior a confiança depositada na sua origem! Um legume, quando colhido no próprio bairro, consegue chegar mais fresco até o prato do cliente, intensificando seu sabor e colaborando para a economia local.
  1. Estética planejada – Já reparou na quantidade de fotos de pratos bem decorados que são compartilhados nas redes sociais? A febre digital atingiu a gastronomia e aqueles que oferecem refeições com uma aparência personalizada certamente serão divulgados pelos seus clientes. Ou seja, pense tanto na apresentação, quanto na receita do seu prato para deliciar os consumidores dos dois jeitos.
  1. Restaurante móvel – Misturando praticidade com inovação, os food trucks conseguem render bons resultados àqueles que decidem investir nesse modelo de gastronomia. Mas se engana quem pensa que conforto e alimentos sofisticados não fazem parte desse segmento. Se você já frequentou algum restaurante móvel, deve saber que a linha gourmet também está presente! Nesse caso, a interação com o público costuma ser grande até mesmo nas redes sociais, atingindo diferentes locais e oferecendo um ambiente diferente do habitual.
  1. Evitando o desperdício nas cozinhas – Assim como a preocupação em oferecer refeições orgânicas e naturais, locais que aproveitam alimentos de forma criativa certamente conseguem pontos positivos com os seus clientes. Talos de legumes, folhas e cascas podem render grandes receitas, além de mostrarem a importância de se evitar o desperdício de alimentos. Se você pretende inovar a gastronomia tradicional, que tal começar aplicando esse diferencial na sua cozinha?
  1. Alimentos artesanais – Não tem como negar que uma receita caseira e artesanal é mais atrativa, seja pelo sabor ou confiança na origem do produto. Por isso, empresas que oferecem sabores mais artesanais e com menos aditivos têm rendido grandes resultados. É o caso das massas feitas à mão, de geleias e queijos de produções pequenas e caseiras.

Você já aplica alguma dessas tendências na sua cozinha? Conte para gente sobre a sua experiência! (;

 

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