Caminhos na área de TI
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
A quinta geração de redes móveis, ou 5G como é conhecida, começa a funcionar nas capitais brasileiras em meados de 2022. Assim, com a nova tecnologia chegam grandes mudanças que vão impactar a vida dos usuários, com maior velocidade e uma pegada de sustentabilidade.
Na prática, a conectividade 5G vai trazer uma experiência de navegação de 50 a 100 vezes maior, podendo chegar até 10 Gbps (Gigabits por segundo). Dessa forma, acaba de uma vez por todas com os dias em que as páginas da web não carregam em horários de pico de uso.
Com o 4G, surgiram novos serviços de internet móvel voltados para o entretenimento – o que seria inimaginável poucos anos atrás. Downloads de filmes e streaming de TV só foram possíveis graças a essa tecnologia.
No entanto, uma das principais diferenças entre 4G e 5G será a capacidade de pico e latência. Graças à implantação da nova tecnologia móvel, será possível que mais dispositivos sejam suportados no futuro, além de atender o crescimento da demanda por outras máquinas da Internet das Coisas.
Além disso, a latência, ou seja, o tempo que passa do momento em que a informação é enviada de um dispositivo a hora que é usada por um receptor, será bastante reduzida em redes 5G.
“A disponibilidade de recursos de telecomunicações para conectividade ampla e eficiente gera uma realidade com múltiplas possibilidades de criar e empreender em diversas áreas, contribuindo para evolução tecnológica do país e alterando como as pessoas interagem com as coisas”, acredita Lariana Luy Peixoto, professora da área de tecnologia da Faculdade Senac Blumenau.
A especialista Lariana Peixoto esclareceu algumas dúvidas sobre 5G, confira:
1. Na prática, o que muda com o 5G?
Prof. Lariana– Primeiramente, quando a tecnologia estiver implementada em todo o país e os dispositivos que a suportam estiverem acessíveis à população e às organizações. Muda tudo! Muda a forma como consumiremos conteúdo, o acesso a dados em tempo real. Assim como a viabilidade de novas tecnologias que dependem de conectividade de alta velocidade e/ou baixa latência e até a forma como vivemos as cidades.
2. Quais são as vantagens do 5G?
Prof. Lariana– A tecnologia 5G possui muitas vantagens em comparação às tecnologias legadas [ultrapassadas, mas ainda em uso], mas vale destacar o aumento da velocidade, eficiência energética e disponibilidade, redução da latência e a capacidade de suportar altas densidades de dispositivos.
3. Quais inovações estão previstas com a chegada do 5G?
Prof. Lariana – Com a evolução da internet móvel, o 5G vai possibilitar ainda mais aplicações que podem compor cidades inteligentes, viabilizando a aquisição e utilização de dados para melhoria de aspectos como mobilidade e sustentabilidade. Além disso, a tecnologia entrega a possibilidade do uso de soluções de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Isso em aplicações e dispositivos móveis, jogos na nuvem, uso de carros autônomos/inteligentes, aplicações industriais, entre muitas outras aplicações.
4. O que é preciso para aderir a essa tecnologia?
Prof. Lariana – Os dispositivos devem ser compatíveis com a tecnologia 5G e estes começaram a chegar ao Brasil em 2020. Assim que os fabricantes de smartphones produzirem dispositivos que possuam essa capacidade e sejam homologados pela Anatel, logo teremos mais modelos de equipamentos disponíveis no mercado.
Gostou deste conteúdo? O Senac SC está com inscrições abertas para diversos cursos superiores na área de tecnologia, como Big Data e Inteligência Artificial e Tecnologia e Design de Negócios. Acesse: https://vestibular.sc.senac.br e saiba mais!
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Novo Post!