O uso da inteligência artificial no varejo
A inteligência artificial (IA) está revolucionando a maneira como as empresas operam, e no setor de varejo, seu impacto é ainda mais significativo....
Lançado em 2002, o LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 530 milhões de usuários cadastrados. O foco da plataforma, no entanto, é manter relações profissionais, fazer networking, compartilhar experiências, conectar recrutadores e candidatos, oportunizar negócios, entre outras. Além dessas funções, uma das mais utilizadas é a conexão entre recrutadores e candidatos, que possibilita divulgar e buscar vagas e até candidatar-se para as oportunidades com o perfil da rede.
Mas, assim como os mecanismos de busca na internet, o Linkedin também utiliza SEO (Searching Engine Optimization, em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca). Essa estratégia trabalha um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site, blog ou perfil nos resultados da busca orgânica. Como isso também funciona na busca do Linkedin, vamos mostrar algumas estratégias para ajudar seu perfil a subir nas pesquisas:
1) Coloque uma foto no perfil
Deixar seu perfil sem uma foto é um erro. Dificilmente você aparecerá nas buscas se não tiver uma foto de perfil. O simples ato de adicionar uma aumenta sua visibilidade, já que perfis com foto recebem 21 vezes mais visualizações e 36 vezes mais mensagens.
Então, procure utilizar fotos que remetam ao seu trabalho, com boa definição e enquadramento. Aproveite as informações que a plataforma disponibiliza para analisar os resultados dessa mudança.
2) Atualize seu perfil
Para a busca do LinkedIn, o cargo é a informação mais importante! Mantenha-o sempre atualizado dentro da plataforma. Caso não encontre o mesmo cargo que está em sua carteira de trabalho, utilize o que mais se aproxima da função que você exerce atualmente.
Se estiver procurando novas oportunidades, não mude seu último cargo para “desempregado” ou “em busca de oportunidades”. Os recrutadores pesquisam por cargos e funções e, mantendo o seu último no perfil, você continua aparecendo nas pesquisas.
3) Faça o resumo do seu perfil
Algumas pessoas ignoram esse tópico, mas ele é importante para que os empregadores conheçam suas habilidades e possam saber mais sobre o profissional que você é. Em poucas palavras descreva-se falando sobre suas habilidades profissionais, qualidades e áreas de conhecimento. Motivações e interesses também cabem aqui.
Para melhorar, tente incluir palavras-chave e mencioná-las o quanto antes na sua descrição, pois isso aumenta sua relevância e auxiliará seu perfil a ser encontrado mais facilmente no LinkedIn.
4) Personalize sua URL
A URL amigável é um fator determinante em todos mecanismos de buscas, e no Linkedin isso também é um fator relevante. A plataforma permite que o usuário personalize a sua gratuitamente, facilitando o compartilhamento do seu perfil. A customização da URL aumenta a credibilidade do seu perfil, ajudando a subir inclusive nas pesquisas do Google.
5) Conexões
Buscar conexões é ideal para expandir sua rede. Quanto mais conexões e recomendações, melhor será seu rankeamento. Conecte-se com amigos, colegas de trabalho, ex-alunos da graduação ou pós, chefes, parceiros de negócio, sócios, clientes e outros. Troque recomendações e competências com seus contatos, pois essas ações trarão benefícios e visibilidade para sua rede.
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