O mercado de varejo vem se inovando nas mais diversas formas. Com as grandes novidades tecnológicas, o modo de vender e comprar mudou e para se manter atual no mercado é preciso seguir as tendências. Nós já comentamos sobre algumas novidades em relação a isso quando a comitiva do Senac SC participou da Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em janeiro de ano.

Nossa equipe acompanhou durante o evento as grandes novidades que prometem se consolidar e bombar no mercado. Confira algumas dessas tendências:

1) Experiência do cliente

 

Melhorar nesse quesito é fundamental para manter seu cliente fiel e satisfeito. Muitas empresas estão melhorando a experiência do cliente, tanto no meio online quanto offline. Ofereça as informações sobre seus produtos de forma fácil e ágil, facilite os processos de compra e saiba o quão satisfeito estão seus clientes. Esses são apenas alguns exemplos de como você pode começar.

Um bom exemplo de inovação nesse âmbito é a Amazon que criou o Amazon Go. Um supermercado sem atendentes ou caixas, onde os clientes fazem compras nas lojas sem passarem por um caixa na saída. Através de um aplicativo, câmeras e QR codes, os produtos são identificados e posteriormente debitados na conta do cliente.

2) CRM

Os softwares de Customer Relationship Management (CRM), além de facilitarem todo o relacionamento que você desenvolve com o consumidor, ajudam a entender melhor o perfil do seu cliente. Na área de Marketing essas ferramentas são bem comuns, mas nem sempre são utilizadas da melhor forma possível. Porém, isso é fundamental para entender seu público, quais são as melhores formas de atingi-lo e como adequar de forma rápida as estratégias de comercialização. Dessa forma, a gestão inteligente de dados sobre os clientes será cada vez mais necessária dentro das empresas.

3) Nuvem

Segundo pesquisas, o Brasil é um dos países que mais utiliza esse recurso nas empresas de tecnologias. Para o varejo a tendência é igual. A facilidade de acesso e segurança de dados na nuvem é o que corrobora o uso dessa ferramenta.

Uma startup desenvolveu soluções em nuvem para micro e pequenas empresas de varejo, com acesso on e offline e pensando no acesso de diversos dispositivos. Isso permite que os donos possam acessar os dados e acompanhar o funcionamento mesmo a distância.

4) Inteligência Artificial

As funcionalidades desta tecnologia são as mais diversas possíveis, desde ajudar a entender melhor o seu cliente até facilitar a organização interna da loja. Um exemplo da utilização desse recurso é para administrar o seu estoque e não deixar que faltem produtos ou que você fique abarrotado de itens por muito tempo. Esse gerenciamento pode ser feito por um software que ajuda a identificar os níveis de estoque ideias para seus produtos de acordo com a demanda.

Gostou dessas soluções? Essas e outras inovações podem ser vistas por meio da Missão NY, que oferece uma experiência de mercado nas maiores companhias do mundo e dentro da Retail’s Big Show. Saiba mais em: http://senac.sc/wvXBE8

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