Disruptivos, criativos e principalmente apaixonados por educação. Os professores são capazes de compartilhar conhecimento, apontar caminhos e inspirar a construção de um mundo melhor. E, assim como na vida real, na ficção também existem histórias que merecem ser compartilhadas.

Prepare a pipoca, apague as luzes e confira 4 séries para se divertir, se emocionar e relembrar os professores marcantes que fizeram parte da sua trajetória.

Merlí

Com aulas criativas e uma personalidade nada convencional, Merlí Bergeron é um mestre – no mínimo – cativante. A começar pelo seu propósito: tornar a filosofia uma disciplina apaixonante para os alunos.

Em cada episódio, o pensamento filosófico se conecta às situações vividas pelos peripatéticos (termo inesquecível apresentado pela série), transformando o conhecimento em uma verdadeira lição de vida. Por exemplo, diante de um aluno com agorafobia, o professor explica o mito da caverna, o que colabora para o seu convívio em sociedade.

Além disso, com humor e delicadeza, Merlí aborda outros tópicos que fazem parte da adolescência, como bullying, dúvidas sobre sexualidade e relacionamentos. Como resultado, ele se torna uma fonte de inspiração para alunos, professores e responsáveis.

O que aprender com a série?

  • Desconstrução de estereótipos;
  • Realidade de alunos dentro e fora do ambiente escolar;
  • Importância da empatia no dia a dia.

Anne com E

Baseada no livro “Anne de Green Gables”, a série conta a história de Anne Shirley, uma menina sonhadora e tagarela que muda completamente de vida ao ser adotada pelos irmãos Cuthbert. No enredo, a protagonista de apenas 13 anos vive diversas aventuras, explorando temas atemporais e de atual relevância, como desigualdade racial, feminismo e assédio, por exemplo.

No ambiente escolar, Anne se mostra uma aluna dedicada e sagaz, estando certamente à frente de muitos adultos. Com a chegada da Sra. Stacey, uma mulher independente e fora dos padrões para o século XIX, suas habilidades ganham ainda mais notoriedade. A professora se destaca por sua preocupação genuína e ensino estimulante, o que incentiva Anne a escolher a docência como profissão.

Por que assistir a série?

  • Figuras femininas extremamente fortes;
  • Ensinamentos que estimulam a imaginação e o pensamento crítico;
  • Novos parâmetros sobre família, amizade e sociedade.

Stranger Things

Ambientada nos anos 80, a série conta a história de quatro amigos fascinados por monstros, ciência e super-heróis. No entanto, quando um dos meninos desaparece, o grupo inicia uma investigação paralela à da polícia, analisando as estranhas e surreais circunstâncias que envolvem seu sumiço.

Ao longo das temporadas, o professor de ciências Scott Clarke ajuda o grupo em diferentes “projetos científicos” que auxiliam na busca por Will Byers. Da mesma forma, o personagem sempre demonstrou apoio aos alunos em suas realizações, da administração de feiras até a aquisição de equipamentos especializados.

Quais são as principais lições da série?

  • Trabalhar em equipe trás melhores resultados;
  • Utilizar as dificuldades como ponto de aprendizagem colabora para o desenvolvimento de novas soluções;
  • Colocar em prática o que se aprende é essencial para o aperfeiçoamento constante.

How to Get Away With Murder

Uma ótima opção para quem gosta de suspense, a série conta a história de Annalise Keating, advogada criminal e professora universitária. Ao selecionar cinco alunos para um estágio, a protagonista ensina uma série de questões práticas para a vida profissional, como:

  • Começar um trabalho com um objetivo definido contribui para sua assertividade e sucesso;
  • Para todo erro existe um aprendizado, o que prepara para situações futuras;
  • Antes de agir é necessário refletir sobre o impacto e as possíveis consequências de cada ação;
  • Adversidades e mudanças fazem parte da vida, sendo a resiliência uma capacidade essencial para o êxito.

Gostou das indicações? Mostre aos seus amigos compartilhando essa publicação nas redes sociais!

Publicações Relacionadas