Nem só de “ó-lhó-lhó” vive a cultura de Santa Catarina. O Estado, colonizado principalmente por imigrantes europeus, tem muito mais a oferecer do que somente o adorável estereótipo do manézinho da Ilha. Em seus 95 mil quilômetros de extensão é possível encontrar fortes influências italianas, alemãs, portuguesas e até polonesas – tudo em perfeita harmonia.

Por falar em harmonia, no âmbito gastronômico a pluralidade de sabores é também um atrativo turístico para o estado. Graças à variedade de imigrantes, Santa Catarina consegue unir o que há de mais delicioso na comida europeia de forma ‘abrasileirada’.

Mapa do sabor

Um dado curioso: você sabia que o roteiro gastronômico catarinense segue exatamente os passos da colonização? O litoral, por exemplo, foi o primeiro local a receber os imigrantes do arquipélago dos Açores durante o século XVII. São Francisco do Sul – a cidade mais antiga de Santa Catarina, Florianópolis e Laguna foram as primeiras colônias portuguesas e, hoje, possuem diversos chefs e restaurantes especializados em pratos típicos à base de frutos do mar.

O mesmo acontece com a gastronomia alemã e italiana. No Vale do Itajaí e no sul do Estado, onde a maior parte dos viajantes germânicos e italianos se estabeleceram no século XIX, a herança culinária permanece firme e forte, trazendo muitos benefícios turísticos e econômicos para esses locais.

Se você, assim como nós, já está com água na boca: prepare-se! A seguir, listamos (de forma ilustrada) um roteiro dos principais locais para experimentar um pouco de cada uma dessas delícias gastronômicas.

1. Gastronomia luso-açoriana

Os portugueses possuíam uma relação muito próxima com o mar e, por isso, fixaram moradia no litoral. O resultado disso foi uma culinária simples, mas muito saborosa e temperada, à base de peixes, mariscos, camarões, polvos, lulas, berbigões e carne de siri. Hoje, a culinária açoriana se tornou muito mais refinada que a sua predecessora, principalmente quando se fala na apresentação estética dos pratos.

Pratos típicos: Posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca, sequência de camarão e lula à dorê.

Onde encontrar: Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Florianópolis, Laguna, São Francisco do Sul, entre outros.

2. Gastronomia alemã

O nome dos pratos pode até ser difícil, mas é bem fácil de se apaixonar pelos sabores da culinária alemã. Trazida pelos imigrantes há mais de um século, essa é uma das gastronomias mais presentes em Santa Catarina. Desde o início da colonização, algumas receitas foram adaptadas para agradar com mais facilidade o gostinho brasileiro, como por exemplo o mit rotkohl (marreco com repolho roxo) – prato que utiliza ingredientes nativos da região. Se você adora doces, o destaque fica para as iguarias das confeitarias alemãs, como o tradicional appfelstrudel e as famosas cucas. Uma delícia!

Pratos típicos: Chucrute com vina (conserva de repolho com salsicha), eisben (joelho de porco), spatzle (tipo de macarrão), kassler (chuleta de porco), bockwurst (salsicha) e appfelstrudel (folheado de maçã).

Onde encontrar: Blumenau (onde fica o nosso Restaurante-Escola comandado pelo chef alemão Heiko Grabolle), Brusque, Gaspar, Pomerode, Jaraguá do Sul, Joinville, entre outros.

3. Gastronomia italiana

Diferentemente das culinárias anteriores, a gastronomia italiana pode ser facilmente encontrada em todo o Estado. O motivo é o grande número de imigrantes que desembarcaram por aqui, trazendo receitas clássicas como espaguete, lasanha, polenta, queijo colonial, entre outros. Hoje, estima-se que quase metade da população seja descendente de italianos – especialmente na região sul de Santa Catarina. Por isso, se você quer conhecer de perto algumas delícias italianas bem autênticas, vale a pena conhecer cidades como Tubarão, Urussanga e Nova Veneza – a capital nacional da gastronomia italiana.

Pratos típicos: Agnolini, lasanha, tortéi, polenta, radici, salame, galinha caipira ao molho, frango à passarinho e queijo colonial.

Onde encontrar: Gravatal, Nova Veneza, Tubarão, Urussanga, entre outros.

4. Outros sabores

Existe muito mais em Santa Catarina que apenas as gastronomias anteriores. O oeste, por exemplo, recebeu a migração de milhares de gaúchos no início do século XX, trazendo consigo a cultura do churrasco, feijão-tropeiro, arroz de carreteiro. Ao mesmo tempo, a influência holandesa e tirolesa trouxe a tecnologia necessária para o processamento de laticínios – como leite, queijo e iogurte – criando uma indústria que geraria milhares de empregos (e receitas) na região meio oeste.

Santa Catarina é plural e, por isso, possui tanta riqueza na cultura e na gastronomia. Se você tem interesse em trabalhar no ramo ou simplesmente adora criar coisas novas na cozinha, conheça os nossos cursos técnicos, graduação e cursos de curta duração. Esses últimos possuem mais de 15 opções para quem quer aprender elementos da culinária ‘manézinha’, alemã, italiana, oriental, mexicana – e muito mais. Inscreva-se!

 

Publicações Relacionadas