A evolução do marketing trouxe contribuições valiosas no desenvolvimento dos negócios e hoje separa-se em diferentes segmentos para atender a alta demanda de serviços. Assim, para facilitar a compreensão e otimizar o trabalho, crescem as definições dos diferentes tipos de marketing.

O endomarketing é um desses segmentos. Um de seus objetivos é fortalecer a conexão entre os colaboradores no ambiente de trabalho. Transmite os valores e elementos do marketing tradicional, focado no público interno da empresa. O autor do livro Endomarketing Inteligente, Daniel Costa, ajuda na definição do tema:

“Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores.”

Na prática a empresa adota algumas medidas para valorizar e motivar mais seus funcionários e com isso melhorar seus rendimentos. A seguir elencamos 3 motivos para você optar por essa abordagem:

I – Qualidade nos resultados: quando as pessoas estão felizes elas conseguem ter uma produção melhor. Assim, auxiliar os funcionários a alcançar a realização profissional faz com que eles se sintam valorizados e consequentemente atinjam facilmente as metas da empresa.

II – Integração: o endomarketing facilita na construção de uma cultura única da empresa, alinhando o pensamento de todos para convergir em um mesmo foco. Práticas que promovam a empatia e identificação com quem está próximo, favorecendo o trabalho.

III – Interatividade: abre-se espaço para o diálogo e permite às pessoas maior liberdade de expressão. Assim com feedbacks constantes a organização é capaz de se desenvolver sem maiores entraves, cria-se o desejo de pertencimento.

Normalmente, esse tipo de marketing está atrelado à gestão estratégica de recursos humanos. Sendo papel desse departamento integrar e alinhar os desejos e necessidades dos colaboradores com a empresa.  Por meio de ações como a comemoração de um aniversário, flexibilidade de horário, um treinamento patrocinado ou até mesmo festas ou happy hours, o resultado é atingido.

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