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Em 2017, Santa Catarina terminou o ano com um aumento das vendas no setor varejista em 13,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, o maior entre todos os estados. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio SC), isso é reflexo de um mercado interno consolidado que possui as menores taxas de informalidade. O aumento do crédito para os consumidores e a retomada do emprego e da renda são fatores que também contribuíram para o crescimento das estatísticas.
No entanto, assim como em qualquer outro ramo do mercado, é preciso estar sempre atento às mudanças e aberto à inovação para manter o crescimento do seu segmento. Para isso, o conhecimento é um fator chave na conquista desses objetivos. E é aí que o Senac SC pode contribuir com o mercado comercial: dentro do Programa Senac Varejo a Missão Técnica New York busca estabelecer uma ponte entre os empresários e gestores e o que há de mais novo sobre o mercado varejista mundial.
A Missão oferece aos gestores do setor uma oportunidade de conhecimento para aperfeiçoar práticas e estimular novos formatos e meios de gestão para alcançar o sucesso em seus negócios. Além disso, o programa ajuda na profissionalização das empresas, melhorando as técnicas e ferramentas utilizadas no dia a dia. Tudo isso é realizado por consultores experientes, que trazem novas abordagens teóricas e práticas para sofisticar os resultados da sua empresa.
Durante a Missão Técnica NY de 2018, muitos conceitos foram apresentados por grandes gestores das companhias visitadas. Saiba quais foram os aprendizados repassados:
Integração entre on e offline
Manter a união entre os ambientes de compra física e online foi um dos pontos comentados nas visitas. Os clientes querem a facilidade de procurar o seu serviço ou produto online para saber todas a especificações e a oportunidade de comprar o mesmo na loja física, ou até realizar todo esse processo por meios digitais e apenas retirar o produto diretamente na loja. Com os avanços tecnológicos, os clientes querem saber sobre os produtos, ter transparência nesses processos e a facilidade para adquirir o que ele deseja.
Tecnologia e inovação
O item acima nos leva a tecnologia e inovação, onde, no comportamento do consumidor atual, a pesquisa e informações sobre os produtos ou serviços de seu interesse estão ao alcance de suas mãos, em uma tela de celular. Como ser o diferencial entre os concorrentes? Simples, facilidade! Quem compra quer ter acesso ao produto de forma ágil e objetiva, quer saber sobre ele, ter informações de fácil acesso através de dispositivos que facilitem essa experiência. Além de pensar nas novidades tecnológicas, uma gestão arrojada que pense novos conceitos e formatos também é importante na hora de inovar.
Novas Estratégias
Ousadia. Essa é a palavra que norteia esse ponto. Dentro de um mercado tão dinâmico e concorrente é preciso ter a coragem de mudar os planos, potencializar as mudanças nos processos de trabalho, nos produtos, no formato. Isso tudo pode trazer erros, algo comum quando se tenta algo novo, mas é necessário ter a ousadia de fazer para saber como melhorar.
Cultura de Experimentação
A dica anterior nos leva a isso, experimentação. Quando adquirimos um produto novo nós queremos testá-lo a fim de garantir a sua usabilidade e funcionalidade, dentro do mercado isso não é diferente. Novas estratégias exigem experimentação para que se possa ter ideia do seu resultado, e somente assim podemos mensurar o sucesso de uma novidade. Neste passo, os erros vão aparecer e devemos procurar as estratégias para corrigi-los.
Personalização e boa experiência de compra
Esses conceitos estão juntos porque podem ser a consequência um do outro. A personalização no atendimento faz com que o cliente tenha acesso ao seu perfil de compra, seja por itens que ele deseja adquirir ou por orçamento. O consumidor, geralmente, tem em mente o que ele quer quando realiza uma compra e oferecer a ele exatamente isso é uma forma de personalização. Consequentemente, isso nos leva à satisfação na hora da compra, o que garante uma experiência positiva e agradável nesse processo. Um cliente que se sente confortável e tem facilidade de acesso àquilo que deseja, tende a fidelizar e ser um multiplicador do serviço ou produto que sua empresa oferece.
Valorizar os colaboradores
E por último, mas tão essencial quanto todos os outros aprendizados é a valorização dos seus colaboradores. Sam Walton, fundador do Walmart disse: “Para o funcionário cuidar bem do cliente, é indispensável à empresa cuidar bem dele”. Valorizar quem atende o consumidor é uma forma de garantir uma boa experiência de compra, afinal, quem não gosta de ser bem recebido e atendido? Alguns exemplos do que pode ser feito para valorizar seu colaborador: boas remunerações, oportunidade de crescimento dentro da empresa, valorização do conhecimento adquirido ao longo do trabalho e entre outros.
Confira no infográfico abaixo os 10 aprendizados da Missão Técnica de NY:
Faça o download do infográfico aqui.
Se você quer aperfeiçoar e potencializar a presença do seu negócio no mercado, o Senac SC oferece o Programa Senac Varejo que tem como objetivo colaborar com o processo de profissionalização das empresas do setor varejista e ampliar a visão de mercado de gestores e colaboradores. Tudo isso por meio de palestras, workshops, cursos EaD e Missão Técnica, capacitações que podem ser customizadas para atender as necessidades de cada empresa. Visite nossa página e saiba mais sobre os programas: http://senac.sc/PSC2GW
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