Você se deixa dominar pela ansiedade?

ansiedade22

Qual a influência da ansiedade na sua vida? Ela não é considerada um problema pelos especialistas, mas sim uma reação normal do organismo. Em algumas pessoas esse pode ser um problema crônico, que origina transtornos psicológicos como síndrome do pânico, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo e até depressão. Felizmente, para a maioria da população a ansiedade não tem resultados patológicos, é apenas um sentimento que antecede algum acontecimento especial.

Os sintomas vão desde sudorese exagerada, tremores, dor de barriga, palpitações, tensão muscular e, nos casos mais graves, falta de ar. Mas calma, não há motivo para ficar ansioso agora pensando que você pode desenvolver uma doença por causa disso! Algumas atitudes conscientes e alimentos podem te ajudar a evitar os sintomas e proporcionar uma vida com mais qualidade e mais tranquila.

1. Pare de reclamar. Em um mundo de chefes malas, vizinhos mal-educados e despesas infinitas, não faltam motivos para reclamar, mas passar a semana resmungando só fará você se sentir pior. Pesquisas mostram que 10 minutos de reclamações turbinam a produção de cortisol, o hormônio que causa estresse no organismo, deixando-nos mais irritadiços.

2. Coma amêndoas ou castanhas de caju. Essas oleaginosas contêm magnésio, mineral importante para o bom funcionamento do corpo. Não gosta de nenhuma das duas? Então, asse uma batata e tempere com sal, o efeito é o mesmo. Chamado de “mineral relaxante”, o magnésio acaba com o estresse.

3. Feche o dia com seu vinho preferido – se você for maior de idade. Uma taça ajudará você a se soltar rapidinho depois de toda a correria com a casa, as crianças e o trabalho. Álcool contém betaendorfina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar. Mas nada de exagero, o álcool em excesso pode causar depressão.

4. Respire fundo. Você talvez tenha percebido que quando o seu corpo está tenso isso influencia a maneira como você respira. O inverso também e verdadeiro: focar na sua respiração é uma técnica comum e eficiente para acalmar os nervos. Deixe a sua respiração e o seu pensamento alinhados, escute os movimentos da sua respiração e isso vai ajudá-lo a se acalmar.

5. Não deixe que as suas preocupações dominem sua vida. Pode parecer difícil fazer isso, mas você não pode deixar as suas ansiedades tomarem conta de quem você é e da maneira como vive. Saiba como separar as coisas importantes do que é desnecessário e, mais que isso, decida pelo que vale a pena se preocupar. Tomando esse tipo de atitude você será capaz de fazer melhores decisões na sua vida e manter a ansiedade longe.

6. Reconheça as verdadeiras emergências. Quando você é uma pessoa ansiosa, qualquer tarefa pode parecer uma emergência, o que coloca você para trabalhar com ainda mais preocupações. Esqueça esse tipo de pensamento e foque-se no que é urgente de verdade, só assim você aprenderá a se manter calmo quando tiver de priorizar alguma coisa.

Fonte: Universia e M de Mulher

Leia também: