Você sabe o que é Internet Industrial?

3107

Com tantas novidades divulgadas e estudadas diariamente, aspectos que até então dificultavam a rotina são facilitados graças à tecnologia, promovendo assim ainda mais avanços. Mas,  na indústria as melhorias são perceptíveis, já que ao unir máquinas com a inteligência computacional os processos podem ser cada vez mais automatizados e a produção mais eficiente. A internet industrial pode ser um exemplo desse avanço, mas você sabe o que ela significa?

Entenda o que é:

A internet industrial promove a união das máquinas com o digital. Imagine a rotina de uma grande fábrica, com a internet industrial todo o sistema de máquinas pode se unir à computação avançada, sendo possível um controle maior dos dados e uma grande eficiência operacional. Em alguns casos, as próprias recebem autonomia para exercer essa função de forma independente, seguindo as informações fornecidas para encontrar as melhores soluções para o seu funcionamento. Isso é a otimização de processos através da automatização inteligente, onde essa conexão fornece eficiência operacional. O resultado envolve também os profissionais de diferentes áreas, que podem ser conectados para compartilhar decisões e priorizar o melhor rendimento da produção.

Como essa evolução pode gerar resultados?

Com a possibilidade de conectar as máquinas entre si para coletar dados, toda a velocidade da produção é identificada e ajustada quando ela deve ser aumentada ou reduzida, por exemplo. Em alguns casos, onde as próprias máquinas são adaptadas para gerenciar o seu funcionamento de forma autônoma, diversas falhas que normalmente não são vistas por profissionais podem ser corrigidas.

Por isso, a redução de gastos com desperdício e o aumento do rendimento na produção são benefícios que a internet industrial proporciona. Outro ponto importante é a rotina dos profissionais, que pode ser transformada em um trabalho colaborativo, uma vez que conectados entre si todos podem corrigir erros e trazer mais eficiência na produção.

A internet industrial deve trazer grandes retornos para a economia global até 2023, segundo pesquisas, e em um curto espaço de tempo deve se tornar uma realidade comum no mercado. Vale a pena acompanhar os próximos passos deste segmento promissor!

Leia também: