Um gestor que acredita na harmonia entre resultado e satisfação

22

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

Desde adolescente, José Diomar Carvalho é aficionado por tecnologia. Mais jovem, criava jogos e aplicativos por lazer, hoje, com 49 anos, é referência em Curitibanos e região quando o assunto são softwares de gestão. O percurso para o reconhecimento da sua empresa, a Infoel Sistemas, foi longo – começou em 1999, quando Carvalho trabalhava na área administrativa de uma empresa familiar e perdeu o emprego. Esse foi o momento em que o lazer se transformou em trabalho.

O negócio começou a partir de uma sociedade, em que Carvalho focava no operacional e seu sócio direcionava esforços para as vendas. Os serviços eram voltados a prefeituras e Câmaras de Vereadores. Mas foi necessária uma reviravolta, pois a sociedade se desfez e surgiram entraves relacionados à responsabilidade fiscal dos contratantes. Nesse cenário, Carvalho assumiu o comando da empresa e tomou a decisão de alterar o público-alvo dos seus serviços, que passou a ser a automação comercial.

    Como muitas outras empresas na área de informática, a Infoel Sistemas nasceu pequena, com uma cabeça à frente de todo o processo. “Eu fazia operacional, desenvolvimento, pesquisa, comercial. Com o número de clientes que temos atualmente, não seria possível dessa forma.” A carteira de clientes ganhou impulso com o aumento da demanda por softwares, o que estava relacionado tanto à necessidade das empresas como por força de legislação.

    Ao ver a sua empresa crescer, Carvalho percebeu a necessidade de continuar a sua formação. Com curso superior em administração, buscava uma pós-graduação na área de tecnologia, mas as turmas oferecidas em instituições da região não atingiam número mínimo de alunos. Foi então que, em 2013, a sua esposa recebeu uma divulgação da Pós-graduação em Gestão Estratégica do Senac em Lages. Carvalho se interessou pela proposta do curso e, com a intenção de voltar à sala de aula, fez a matrícula.

    A oportunidade de fazer uma pós-graduação na área de gestão mostrou a Carvalho que a vida pode surpreender. Já na primeira aula, as ideias de melhorias na empresa apareceram aos montes, naturalmente. “Descobri que a administração de empresas é algo fascinante. Percebi que poderia melhorar o meu negócio e ajudar outros empresários a melhorar também.” Carvalho aprendeu que não é possível fazer a gestão de uma empresa sem medir, por isso aplicou indicadores de desempenho, além de outras ações, como de marketing e liderança.

    Quando o coordenador de curso falou aos alunos sobre o projeto integrador que seria desenvolvido durante a pós-graduação, utilizando uma empresa real como estudo de caso, Carvalho logo pensou na Infoel Sistemas. O empresário se reuniu com colegas para analisar informações da empresa e sugerir estratégias. O principal objetivo era direcionar o negócio de forma que Carvalho se desvinculasse do operacional. “Para conseguir isso, precisei preparar o ambiente. Uma dessas melhorias foi estabelecer um plano de cargos e salários. Também aumentei o quadro de funcionários.”

      Em outra ação, Carvalho utilizou a expertise do negócio e criou um software de gestão de ideias, onde é possível cadastrar, visualizar e votar nas melhores sugestões. Hoje, após a aplicação de diversas melhorias, Carvalho sente que os colaboradores, o maior patrimônio da sua empresa, fazem parte de uma mesma equipe, movida por um propósito em comum. “Isso só é possível quando valorizamos o ser humano, tanto o colaborador, como o cliente.”

      O empresário ficou muito empolgado com os resultados obtidos e percebeu que poderia ir ainda mais longe. Por isso, fez a sua matrícula na turma do MBA em Gestão Estratégica Corporativa na Unidade do Senac em Lages, assim que ficou sabendo do curso. Está em busca de conhecimento aprofundado para atender uma nova demanda de mercado que surgiu por meio dos seus clientes, na área de assessoria administrativa.

      Para Carvalho, os administradores tem um grande poder de mover o mundo. O seu sonho é mostrar, cada vez mais, essa força às pessoas com quem trabalha, contribuindo para o desenvolvimento de novos gestores. Um líder que acredita profundamente em como a qualificação pode ajuda-lo a subir muitos degraus, mantendo sempre o seu lema de vida: ser, amanhã, um pouco melhor do que foi hoje.

      Leia também: