O poder dos temperos: como eles podem fazer você reduzir o sal das refeições

poder dos temperos: como eles podem ajudar você a reduzir o sal das refeições

Existem poucas coisas melhores e capazes de reunir amigos e familiares do que uma boa refeição, não é? E se ela for bem temperada, melhor ainda! Mas, na hora de preparar suas receitas, é importante ficar atento a um detalhe: a quantidade de sal que você usa.

Um dos condimentos mais usados e conhecidos para dar sabor aos alimentos, o sal, se usado em excesso, pode ser bastante prejudicial à sua saúde. Isso porque ele é a principal fonte de sódio que consumimos e pode causar uma série de doenças.

Apesar de regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo, o excesso de sódio aumenta o risco de hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, catarata, pedra nos rins e até mesmo câncer de estômago. Segundo a recomendação da American Heart Association, o consumo diário de sódio não deve ultrapassar 2,4 g. No entanto, a média do brasileiro é de 4 a 6 gramas.

Mas saiba que reduzir o sal das refeições pode ser mais simples do que você imagina. Quer saber qual é o segredo? Aposte nos temperos! Além de mais saudáveis, suas refeições vão ficar com um gostinho todo especial.

10 temperos que vão fazer você reduzir o sal das refeições

Alho e Cebola

Além de dar um sabor delicioso às receitas, esses dois ingredientes são benéficos para a saúde. O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e para os níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de alguns fungos e bactérias que são prejudiciais ao organismo.

Sálvia

Usada também como planta medicinal, a sálvia é um tempero que fica ótimo em preparos de massas e aves. E é bastante indicada para casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, tosse e bronquite.

Manjericão

O manjericão é uma das ervas mais conhecidas da culinária. Quem nunca sentiu o gostinho inconfundível dela em um delicioso molho de tomate? O manjericão também cai super bem em tortas, saladas e, claro, no clássico molho pesto.

Alecrim

Quando falamos em alecrim, logo pensamos em receitas como batata de forno, não é? Mas saiba que a planta também é perfeita para preparar carnes vermelhas ou peixes, deixando um sabor leve e especial. E, de quebra, o ingrediente ajuda a combater o vírus da gripe, auxilia na prevenção de catarata e de doenças nos rins e na retina.

Salsinha e cebolinha

Essas duas fazem parte dos grandes clássicos da culinária e deixam qualquer receita simples em uma refeição muito mais gostosa. Seja desidratada ou fresca, elas combinam com omeletes, molhos, carnes e muito mais!

Pimenta

Há quem ame e quem odeie, mas uma coisa ninguém pode negar: a pimenta é um condimento que dá muito mais sabor à comida. E, se usada com moderação, agrada até aos paladares mais conservadores. Experimente colocar nos seus pratos e descubra novos sabores!  

Gengibre

Bastante utilizado na culinária oriental, o gengibre tem um sabor picante e adocicado e pode ser usado tanto em receitas salgadas quanto doces. É também um ótimo acompanhamento para sucos e sopas. Entre seus benefícios para o organismo estão o auxílio na circulação sanguínea e o efeito anti-inflamatório.  

Curry

O curry pode ser utilizado para dar um toque especial em molhos, carnes, frangos, peixes, arroz e até mesmo hortaliças cozidas ou assadas. O seu sabor picante deixa qualquer ingrediente muito mais gostoso.

E esses são só alguns exemplos, a lista de opções é muito maior! Com tantos tipos de tempero, você não vai nem sentir falta do sal! Compartilhe com a gente que receita você costuma fazer e quais temperos mais usa! ;)

O Senac SC possui diversos cursos na área de gastronomia. Veja nossas opções e faça já a sua inscrição.

Leia também: