Caminhos na área de TI
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O consumidor mudou e com ele, a maneira como as compras são realizadas também. Muitos não sentem mais necessidade de ir até uma loja física procurar por um produto, pois tem na web uma outra forma para adquiri-lo, que alia praticidade, economia de tempo e muitas vezes de dinheiro. Comprar via internet evita também a interferência de vendedores, o que alguns podem considerar um pouco invasivo.
Para trazer o consumidor de volta para os pontos de venda físicos, grandes redes internacionais de varejo têm investido em novas tecnologias para transformar a experiência de compra. A loja americana de roupas Hointer desenvolveu um sistema que inova a maneira como o cliente adquire seus produtos. No local, está exposta apenas uma peça de cada modelo e por meio de um aplicativo instalado no celular, basta posicionar o aparelho em frente a uma etiqueta, ver as informações do produto e prová-lo se desejar. Para realizar a compra, basta levar a peça até um caixa automático e, sozinho, fazer o pagamento com cartão.
Outra empresa que vem investindo em novas experiências de compra para o consumidor é a Bloomingdale’s – rede de lojas de departamento norte americana. Em alguns de seus pontos de venda é possível encontrar cabines da empresa Me-Ality. A cabine, através da tecnologia Kinect, escaneia o corpo do consumidor, tirando suas medidas em dez segundos. Após isso, o cliente recebe um guia com sugestões de roupas de várias marcas que se adequam às medidas de seu corpo. Com isso, o consumidor é convidado a passear pela loja e encontrar seu “look ideal”.
Além disso, uma tecnologia que já é muito utilizada em países como Japão e Coreia do Sul, e que aos poucos começa a chegar ao Brasil, é a compra de itens de supermercado e outros produtos por meio de QR code (um tipo de código de barras). A partir de vitrines virtuais, localizadas em pontos de grande circulação, o cliente posiciona o seu leitor de QR code em frente ao código do produto, realiza a compra através do cartão de crédito e as recebe em casa. No país, a Rede Pão de Açúcar instalou em 2012, uma vitrine virtual, com mais de 300 produtos no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. As compras realizadas pelo aplicativo são entregues em até 48 horas na casa do cliente.
Reinventar a maneira como as redes realizam o processo de venda é necessário para atrair mais consumidores para as lojas físicas e para facilitar o processo de compra. Tecnologias inovadoras atraem um tipo de público que consome e compartilha informações com muita agilidade, fazendo com que novidades ligadas à tecnologia se espalhem e sejam um diferencial no processo decisório de compra.
Para você, como serão as compras no futuro?
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