Conheça a importância e as áreas de atuação do Técnico em Segurança do Trabalho

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Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 5 mil pessoas morrem por dia em consequência de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. Índices como esse chamam a atenção e impulsionam a relevância de uma área que previne situações de acidente e promove a qualidade no dia a dia do ambiente organizacional: a segurança do trabalho. O foco principal dos profissionais da área está em garantir a segurança dos funcionários de toda a organização e conscientizá-los das melhores práticas no ambiente de trabalho.  

Além de ser uma prática exigida nas empresas de todos os segmentos, aquelas que investem no setor têm como vantagens um ambiente mais leve, com colaboradores motivados, aumentando, assim, a produtividade geral. Afinal de contas, quando um funcionário percebe melhorias no ambiente de trabalho, ele se sente valorizado, não é?

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

Os profissionais da área têm como função garantir a segurança dos funcionários de uma empresa. Para isso, são avaliadas e identificadas as possíveis situações e fatores de risco e realizado um trabalho de controle para que as chances de acidentes sejam as mínimas possíveis. Após todo o mapeamento, os profissionais criam regras e normas que devem ser seguidas por todos os colaboradores.

Além de reduzir as chances de acidentes e auxiliar na promoção da saúde ocupacional, os profissionais em segurança do trabalho também farão com que as tarefas de forma mais organizada, aumentando assim a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.

Em uma equipe de segurança do trabalho, cada profissional tem suas respectivas competências e deve estar apto para desempenhá-las. Por isso, as habilidades de um Técnico em Segurança do Trabalho são essenciais e não podem ser substituídas por nenhuma outra formação.

Principais atividades do Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho atua em dentro das empresas, em diversas áreas, com as seguintes atividades:

  • Organizar programas de prevenção de acidentes
  • Orientar a CIPA e os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção
  • Elaborar planos de prevenção de riscos ambientais
  • Fazer a inspeção de segurança e laudos técnicos
  • Organizar palestras e treinamentos
  • Implementar programas de meio ambiente e ecologia

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