Como a Técnica de Feynman pode melhorar os seus estudos

0507

Ler e reler textos, discutir questões em aula ou concluir exercícios, quais dessas técnicas você considera mais importante para aprender um conteúdo? Se a resposta inclui todas as alternativas, ela está correta! Para que os seus estudos consigam trazer melhores resultados, é importante mesclar diferentes formas de aprendizado, e priorizar a que mais favorece o seu raciocínio.

Pensando em resultados, a técnica de Feynman é uma das maneiras  que mais auxiliam nesse processo, isso porque ela busca traçar suas dúvidas com a intenção de solucioná-las desde o ínicio. Se você já tentou explicar para alguém um assunto no qual sentia segurança para falar, deve saber o quanto é importante ter confiança e domínio do tema a ser abordado. Então, imagine como essas características podem auxiliar nos seus estudos! É nisso que se baseia a técnica de Feynman, fortalecer o seu conhecimento e sanar as suas dúvidas!

Conheça os 4 passos para adotar a técnica de Feynman:

Estude o conteúdo – O primeiro passo para compreender qualquer assunto é a leitura, por isso, procure resumir textos e anotar pontos importantes. Ao longo dessa etapa, qualquer dúvida pode ser vista como uma possibilidade de aprofundar a pesquisa através de outras fontes de informação e novas listas de exercícios.

Tente explicar o que foi aprendido – É nesse quesito que a técnica de Feynman propõe os melhores resultados. Isso porque, ao tentar explicar o que foi lido, a probabilidade de encontrar dúvidas é muito maior. Procure expor o assunto detalhadamente, criando analogias e abordagens criativas, pois durante esse processo diversas questões podem aparecer, e é justamente esse o objetivo da explicação!

Trace as dúvidas e tente compreendê-las – Com as dúvidas anotadas, essa é a hora de esclarecer o que falta para dominar o assunto! Para isso, releia o texto e procure outras fontes de informação disponíveis. Nesse caso, a internet pode ser uma aliada, já que diversos livros e conteúdos são oferecidos gratuitamente. Só não esqueça de optar por sites seguros e confiáveis!  No fim dessa etapa, elabore um mapa mental para ajudar a conectar as informações, essa é uma boa forma de memorizar o que você aprendeu.

Simplifique ainda mais a explicação – Após esclarecer todos esses pontos, tente resumir o assunto novamente com suas palavras. Dessa vez, de forma simplificada, como uma tentativa de memorizar detalhes importantes do conteúdo. Caso note alguma dificuldade, tente repetir o processo até sentir que dominou o tema!

E aí, já conhecia  a técnica de Feynman? Que tal colocar em prática essas dicas na sua rotina? Elas podem fazer diferença no seu aprendizado. Por isso, escolha a sua e mãos à obra!

Leia também: