Setor de tecnologia da informação é um dos mais promissores

setor_tecnologia_crescimento_blog

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

As profissões ligadas a tecnologia da informação são bastante promissoras, em especial para aqueles candidatos que prezam por qualificação. De acordo com o Ministério do Trabalho – RAIS, só em 2014 as contratações cresceram 10% em Santa Catarina, totalizando mais de 18 mil empregos formais. A média salarial dos profissionais é de R$4.654,79, podendo um gerente de tecnologia da informação ganhar R$6.368,67.

De acordo com o Censo da Educação Superior, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentou evolução no número de matrículas entre os anos de 2011 e 2013. Neste último ano, foram 1.514 matrículas. Dados do site Empresômetro apontam que existem mais de 2,3 mil empresas do segmento da tecnologia da informação em SC.

Buscar qualificação de forma continuada é um dos diferenciais para os profissionais que pretendem atuar neste setor. O Senac é uma das instituições de ensino profissionalizante que oferece cursos na área de tecnologia da informação, tendo para o nível de superior o tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Esse profissional é responsável pela criação de sistemas de informática personalizados, adaptados a realidade do ambiente virtual da cada empresa. Entre as competências ele estão o desenvolvimento de softwares que possibilitem maior aproveitamento de máquinas, ampliação da captação de dados e maior velocidade no processamento das informações. Esses sistemas informatizados fazem parte do nosso cotidiano cada vez que usamos o celular, computador, caixa de mercado, banco, serviços público e muitas outras atividades.

    O mercado de trabalho é amplo, podendo este profissional atuar na indústria, comércio, empresas públicas e privadas, ou seja, em todos os setores que necessitam sistemas informatizados para o gerenciamento de seus dados. Por estar em contato constante com tecnologia e suas soluções, o Analista de Sistemas precisa estar atendo as novidades do setor, bem como identificar novos nichos de mercado e desenvolver produtos inovadores.

    As inscrições para o Vestibular 2016/1 do Senac já estão abertas e podem ser feitas neste link. Ao longo do período do vestibular, são divulgadas listagens periódicas dos aprovados que terão algumas facilidades na matrícula. O Senac oferece 20% para comerciários, financiamento próprio e bolsa de iniciação científica, além da possibilidade de volta pelo Artigo 170. A forma de ingresso é por meio de redação ou nota da redação do ENEM.

    Os cursos superiores de tecnologia ofertados pelo Senac formam profissionais habilitados para atender as demandas do mercado de trabalho. Os tecnólogos são direcionados para uma especialidade, com conteúdo aprofundado em áreas específicas. Por essa razão, tem duração de dois a três anos, com uma metodologia que alia teoria e prática por meio de atividades que simulam situações do dia a dia profissional, além do estudo de cases. No Senac, o alunos atendem a relação entre as disciplinas a partir de trabalhos interdisciplinares e têm a oportunidade de desenvolver um projeto final de curso com empresas reais.

    Leia também: