5 opções de séries e filmes para quem gosta de gastronomia

2012-blog-topo

Não tem nada mais aconchegante que usar o tempo livre para assistir um filme ou colocar aquele seriado em dia, tem? E para aqueles que se interessam por culinária, não vão faltar opções de maratonas para essas férias. Por isso, o Senac SC escolheu 5 opções de séries e filmes para quem gosta de gastronomia. O mais difícil vai ser não pausar a programação para fazer um lanchinho!

Na nossa lista, estão desde as opções voltadas para a comédia até obras mais romantizadas. Cada título aborda um estilo diferente e um mundo dentro do universo da culinária. Escolha uma das opções e prepare a sua melhor receita de pipoca!

Séries e filmes para quem gosta de gastronomia

  1. Julie & Julia (2009)

Épocas diferentes retratadas pela vida de duas mulheres que são unidas pelo seu amor pela gastronomia. Uma delas é Julia Child (Meryl Streep), uma americana que vai morar em Paris com o marido e lá começa a preencher seu tempo com cursos de culinária francesa na renomada escola Le Cordon Bleu. Cada vez mais fascinada pela comida do país, ela escreve um livro sobre o assunto que mais tarde se torna um dos mais importantes sobre a culinária francesa já escritos em inglês.

Algumas décadas depois, Julie Powell (Amy Adams) encontra o livro escrito por Julia e começa a seguir cada receita, tendo como objetivo testar todas em menos de um ano. Ambas compartilham esse conhecimento, uma por meio de um livro e outra com um blog pessoal. Julie & Julia é baseado em dois livros que contam as histórias reais destas mulheres, que usaram a culinária como motivação para encontrar um diferencial na rotina.

  1. A 100 passos de um sonho (2014)

Da culinária indiana até os ensinamentos franceses, o jovem e habilidoso Hassan Kadam (Manish Dayal) encontra conhecimentos para se tornar um chef de cozinha. Após um incêndio trágico que o fez perder tudo na Índia, ele embarca com sua família para a Europa, fixando um pequeno restaurante no interior da França.

O local escolhido para abrir o estabelecimento fica a 100 passos do renomado restaurante francês de Madame Mallory. A rivalidade inicial aos poucos é transformada em amizade, fazendo com que diversos conhecimentos culinários sejam compartilhados entre ambos.

  1. A grande noite (1996)

Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci) são dois irmãos italianos que vão para a América em busca de uma oportunidade para abrir um restaurante renomado. O primeiro tem grandes habilidades na cozinha e vive criando novos pratos. Em contraste, Secondo cuida da parte burocrática e insiste em repetir a culinária italiana no restaurante.

Uma obra que mostra a grande diferença entre os hábitos gastronômicos dos dois países e os obstáculos ao abrir um novo negócio na gastronomia.

  1. Cooked (2016)

Esse documentário é diferente da maioria dos seriados e filmes sobre o mundo gastronômico. Em vez de falar propriamente da escolha dos temperos e das proporções exatas de cada ingrediente para fazer uma refeição incrível, o autor, jornalista e professor Michael Pollan se debruça sobre o impacto do que colocamos à mesa e como isso molda quem somos e o mundo ao nosso redor.

A série é dividida em quatro capítulos (Terra, Fogo, Água e Ar) e nos lembra de voltar a raízes mais sustentáveis na hora de cozinhar.

  1. Chef’s table (2015)

Nessa série em formato de minidocumentários, seis chefs de renomados restaurantes ao redor do mundo convidam os telespectadores a entenderem o que se passa em suas mentes durante o processo de criação de um menu diferente e ousado de alta gastronomia. A série é esteticamente marcante e nos leva a diferentes localidades como o interior dos Estados Unidos, Itália e Patagônia.

Já assistiu algum desses filmes ou tem alguma outra sugestão de filmes com esta temática? Escreva para a gente nos comentários!

banner

    Leia também: