Senac e Florianópolis: uma parceria Cidade Unesco de Gastronomia

parceria_unesco_blog

O Rio de Janeiro pode até deter o título de “Cidade Maravilhosa” mas, para nós catarinenses, não existe lugar mais cheio de maravilhas do que Florianópolis. A cidade, conhecida como Ilha da Magia, já recebeu diversas homenagens ao longo da sua história devido à imensidão de belezas naturais. Contudo, em 2014 foi a vez da gastronomia local receber o seu devido reconhecimento, elevando a capital do Estado para a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – um grupo seleto composto por 116 membros, em 54 países, cujo objetivo é incentivar a criatividade regional.

Floripa, como é chamada pelos íntimos, foi a primeira cidade brasileira reconhecida por sua culinária (já falamos sobre ela por aqui, lembra?). Para manter o título e estimular o desenvolvimento regional, a Unesco recomenda algumas ações para promover o desenvolvimento sustentável local, como criar um Observatório de Gastronomia, realizar um festival internacional com chefs de outras cidades da rede, desenvolver uma legislação para estimular o setor e promover um laboratório de inovação cultural.

Foco em capacitação

Segundo Anita Pires, presidente da associação FloripAmanhã, que coordena o grupo gestor do programa Florianópolis Cidade Unesco de Gastronomia, a qualificação profissional é um dos grandes pilares do projeto. “Tanto pela importância de qualificar o atendimento e toda a experiência gastronômica nos empreendimentos locais, quanto pelo potencial de geração de emprego e renda que traz esse reconhecimento”, completa Anita. Por isso, o Senac está plenamente envolvido com as ações desenvolvidas, coordenando a câmara temática de capacitação. Atualmente, o conselho realiza um estudo com as instituições de ensino que possuem cursos de gastronomia para mapear a oferta atual e, após uma análise, criar estratégias para o desenvolvimento da formação profissional na área.

Cursos voltados para o mercado

O Senac investe em iniciativas relacionadas à valorização da gastronomia regional. Anualmente, a instituição participa da Fenaostra, com aulas-show de gastronomia e, em 2015, os professores de gastronomia do Senac conduziram as oficinas do Projeto Saberes e Sabores da Cidade Unesco da Gastronomia, preparando as receitas que foram reconhecidas pela entidade internacional. As receitas de sequência de camarão, tainha recheada, risoto de frutos do mar e polvo crocante fizeram sucesso entre os participantes. Também durante o evento, os alunos do curso de cozinheiro da Faculdade de Tecnologia Senac em Florianópolis, Caio Moreno Pimentel Espíndola e Davi Felipe Ross Cavalcante, conquistaram a segunda colocação na categoria acadêmica do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, com orientação do professor Arnaldo Toro.

Em diversos cursos do Senac na área de gastronomia, como o curso superior de Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Cozinha e Cozinheiro, os alunos aprendem sobre culinária clássica da cozinha brasileira e regional. Além disso, a instituição oferece diversos workshops, como Cozinha Regional – “Manezinha”, que aborda a riqueza da gastronomia típica de Florianópolis. Ficou interessado? Clique no banner abaixo e inscreva-se.

       

       

       

      Leia também: