Tudo o que você precisa saber para ser um freelancer

1605

Seja pela necessidade de garantir uma renda extra ou flexibilizar a rotina profissional, a ideia de se tornar um freelancer tem se tornado cada vez mais atrativa no mercado de trabalho. Por isso, procurar estratégias que possam diferenciar o seu produto entre tantos outros oferecidos é fundamental para ser visto como uma referência. Se esse é um dos seus planos, confira algumas atitudes importantes que podem ajudar a alcançar o sucesso na sua nova carreira! Vamos aos bons resultados?

Dicas para quem quer se tornar um freelancer:

  1. Organize o seu tempo – A possibilidade de trabalhar em casa é um diferencial na rotina de qualquer freelancer, mas para conseguir resultados positivos é importante estipular uma organização do tempo! Se o seu desempenho é maior pela manhã, por exemplo, escolha esse horário para fixar as suas tarefas! Com uma rotina definida você tem mais controle sobre o seu rendimento e não ultrapassa o limite da vida pessoal.
  1. Priorize o resultado – Um trabalho bem feito certamente resultará em novas oportunidades no futuro. Por isso, ao invés de ter como foco a rapidez na entrega, priorize a qualidade do resultado apresentado! Um cliente satisfeito com o seu trabalho aumenta as chances de ocorrerem novas oportunidades!
  1. Defina uma especialização – Por mais que você tenha conhecimento em diferentes áreas, é importante focar naquela que realmente condiz com a sua experiência. Oferecer um trabalho especializado facilita a conquista da confiança do público!
  1. Estipule preços de acordo com o padrão da região – Colocar um valor que atraia novos clientes é uma opção interessante, mas é preciso ter cautela para não desvalorizar o seu trabalho! Por isso, comece pesquisando os valores cobrados por outros profissionais da sua região e defina um preço de acordo com a média do mercado.
  1. Estabeleça uma meta de rendimentos – A renda de um freelancer varia de acordo com a sua produtividade, por isso, é fundamental manter uma organização no orçamento! Estipule metas de trabalho e reserve uma quantia mensal para imprevistos, assim você garante a sua segurança financeira e a continuidade do seu projeto!
  1. Divulgue o seu trabalho – Aqueles que escolhem trabalhar como freelancers devem ter em mente que divulgar o trabalho e buscar o reconhecimento são atitudes fundamentais para alavancar a carreira. Por isso, crie uma rede de contatos para que o seu nome seja indicado para as empresas! Uma dica é procurar conhecer profissionais de outras áreas que possam ter você como referência para parcerias em outros  trabalhos.

Se você quer começar um projeto como freelancer e não sabe como, você pode buscar os cursos do Senac SC para melhorar a sua formação e conquistar mais clientes para o seu negócio. Saiba mais em http://portal.sc.senac.br

Leia também: