Santa Catarina, negócios e cerveja [Infográfico]

cerveja_sc_blog

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

É fato: cerveja e negócios fazem uma bela combinação. E isso você já sabe. O que você talvez ainda não saiba é o tamanho do mercado cervejeiro em Santa Catarina. O Estado, que representa o 4º maior produtor da bebida no Brasil, é o berço de dezenas de rótulos que conquistaram o coração (e o paladar) de muita gente por aí – especialmente quando o assunto é cerveja artesanal.

Ein Prosit!

Com a nossa forte colonização alemã, o resultado não poderia ser outro. No Vale do Itajaí, onde a cultura germânica é ainda mais presente, a mistura de empreendedorismo e uma “boa gelada” resultou não só na maior concentração de cervejarias artesanais da região, mas também em grandes eventos turísticos, como o “Festival da Cerveja”, o “Festival de Botecos” e a famosa “Oktoberfest”.

Em 2008, existiam apenas 18 cervejarias em SC. Hoje, esse número já passa de 40. Para os próximos anos, as perspectivas de investimento continuam bastante positivas, uma vez que ainda há muito espaço a ser explorado economicamente – veja o infográfico.

    Se você deseja criar o seu próprio negócio, é importante estar preparado. Além de conhecer as técnicas de produção, tendências e ser apaixonado pelo universo das cervejas artesanais, é fundamental ter conhecimento na área de gestão. Afinal, gerenciar uma empresa pode ser bastante desafiador.

    Ficou interessado? Conheça os cursos de Pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica e em Gestão da Produção e da Qualidade do Senac e adquira o conhecimento necessário para tornar o seu sonho realidade.

      Leia também: