Saiba o que é um sistema hidropônico

95

Um solo nem sempre é necessário para cultivar plantas. A prova disso é a hidroponia, técnica que consiste no plantio de hortaliças, por exemplo, por meio de uma solução aquosa, balanceada com nutrientes fundamentais para que elas se desenvolvam.

As raízes são expostas a uma solução, que geralmente é composta por água pura e minerais dissolvidos; sendo submetida a condições adequadas de pressão osmótica, pH, oxigenação e temperatura.

Os alimentos plantados desta forma têm mais qualidade, crescem mais rápido e também trazem benefícios e vantagens para a sociedade. A redução da mão de obra, do uso de agrotóxicos e a diminuição do tempo de cultivo, são pontos a serem destacados. Porém, é um método caro.
Para a implementação da hidroponia é preciso construir estufas, instalar sistemas hidráulicos e elétricos, mesas e aparelhos de alto custo e que necessitam de manutenções constantes.

Países como Japão, Estados Unidos, Holanda e França se destacam pela prática. Já no Brasil, a principal produção hidropônica se concentra em São Paulo. A alface é a espécie mais cultivada por sistemas hidropônicos na atualidade, mas, tomate, morango, arroz, couve, pimentão e outros alimentos também podem ser plantados.

E aí, conta pra gente! Você sabia dessa prática? Conhece mais alguma outra que não envolve solo? Queremos sua opinião.

Leia também: