Saiba mais sobre a carreira de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

183

A especialidade de um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é criar sistemas de informática personalizados, adaptados à realidade do ambiente virtual de cada empresa. Entre as competências compreendidas por um analista de sistemas está o desenvolvimento de softwares que possibilitem maior aproveitamento de máquinas, ampliação da captação de dados e maior velocidade no processamento de informações. Para os leigos, pode ser difícil compreender essas competências, mas faça um exercício mental: pense em quantos sistemas informatizados você usa por dia. Celular, computador, o caixa do mercado, banco, serviços públicos e outras muitas atividades utilizam softwares criados por analistas e desenvolvedores desta área.

O mercado de atuação desse profissional é bastante amplo, podendo atuar na indústria, comércio, empresas públicas e privadas, enfim, em todos os setores que necessitem de sistemas informatizados para gerenciamento de dados. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, o salário inicial deste profissional é de R$ 1.082,00. A profissão também está incluída no quadro de profissionais de informática, que, segundo o Ministério do Trabalho, têm renda média mensal de R$2.992,02 em Santa Catarina.

Por estar em contato direto com tecnologia e suas evoluções, o analista de sistemas precisa estar sempre atento às novidades do setor, até mesmo para poder identificar novos nichos de mercado e desenvolver produtos inovadores para as demandas de seus clientes. O estudante do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é oferecido pelo Senac em Santa Catarina, precisa ter afinidade com as ciências exatas e raciocínio lógico.

Leia também: