Saiba como a paixão pode beneficiar seu corpo

120

Muitas das características positivas ocasionadas pela paixão nós já sabemos: o aumento da testosterona, da adrenalina, da noradrenalina – o que tira o sono e o apetite – e o aumento da dopamina, esta que traz ao corpo a sensação de prazer e bem-estar.

Aproveitando que hoje é Dia dos Namorados, descubra outras três formas de como a paixão contribui para a saúde do seu corpo:

– Coração mais forte

Em um estudo realizado por pesquisadores americanos constatou-se que as pessoas apaixonadas são mais otimistas quando enfrentam uma cirurgia cardíaca e a chance de elas sobreviverem aumenta. Na pesquisa, o índice de sobrevivência entre os pacientes casados, por exemplo, era três vezes superior ao dos solteiros que realizariam a cirurgia.

– Longevidade

Se apaixonar e casar com a pessoa amada pode fazer você viver mais!
Uma pesquisa realizada na Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres e homens solteiros morrem mais rápido, chegando a viver entre sete a 17 anos a menos do que os casados. O motivo? Quem é casado tem companhia que tanto gosta para ajudar quando fatos ruins acontecerem.

– Sem estresse

 Quer ter uma vida sem estresse? Se apaixone!
Em uma experiência, pesquisadores convidaram solteiros e pessoas que estavam namorando há pouco tempo para assistir a vídeos com mensagens positivas, negativas e neutras. Enquanto eles assistiam aos filmes, passavam por exames de eletrocardiograma para mostrar as mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos, controlado pela respiração.
Os apaixonados registraram variações cardíacas normais quando assistiram aos vídeos negativos, diferente dos solteiros, que tiveram menor variação no ritmo dos batimentos. Parece que a ocitocina – “hormônio do amor” – foi a culpada, já que ela dá ao corpo a sensação de bem-estar e reduz o estresse.

Leia também: