Saiba a importância de manipular corretamente os alimentos

86

Você já parou para pensar na importância de saber manipular de maneira correta os seus alimentos? E em como pode ser complicado fazer isso em grande escala, como por exemplo, nas indústrias ou empresas que prestam serviços alimentícios? Um alimento seguro é aquele que, além de conter os nutrientes esperados, não apresenta risco à saúde. Microorganismos prejudiciais à saúde e toxinas podem estar presentes no alimento que não é manipulado da maneira correta, causando as DTAs (doenças transmitidas por alimentos).

Os sintomas causados por uma DTA podem ser bastante desagradáveis e trazer riscos maiores para crianças, idosos e mulheres grávidas. As boas práticas de manipulação de alimentos, portanto, são indispensáveis desde a compra dos produtos que serão utilizados no preparo até a venda ao consumidor.

É por isso que o Senac promove o Programa de Segurança Alimentar, que tem o objetivo de reduzir esses riscos de contaminação por alimento. O programa atua com conteúdos, tecnologias e metodologias, além da formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos.

Exemplos de ferramentas utilizadas são as Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Os profissionais capacitados pelo programa atuam em empresas integrantes da cadeia dos alimentos em todo o país – em Santa Catarina são 71 estabelecimentos, em 13 municípios, atestados pelo Programa de Segurança Alimentar Senac.

Confira a cartilha sobre Boas Práticas para saber mais sobre o assunto:

Leia também: