Receita: Spätzle, o macarrão alemão

06-receita-blog

Típico do sul da Alemanha, o spätzle – macarrão alemão – é um prato bastante comum em regiões da Áustria, Hungria e norte da Itália. Sua massa, feita à base de água, ovos e farinha de trigo, é cortada em pedaços e, em seguida, colocadas em água fervente. À medida que pedaços ficam prontos, eles sobem à superfície e já estão prontos.

Normalmente, para cortar a massa, é usada uma ferramenta chamada spätzle maker, no entanto, se você não tiver, existem algumas alternativas: um escorredor de massa com furos grandes ou então ralador de queijo podem cumprir muito bem a função!

O spätlze, apesar de ser saboroso por si só e, muitas vezes, servido como prato principal, fica ótimo quando acompanha pratos de carne preparados com molho. O exemplo fácil e muito gostoso é o Gulasch, o ensopado de carne alemão, que nós já ensinamos a preparar aqui no blog (confira a receita aqui)!

06-receita-img-corpo-blog

    Ficou com água na boca? O chef do Restaurante-Escola de Blumenau, Heiko Grabolle, ensina uma receita fácil e ainda dá uma dica para deixá-la muito mais saborosa! Confira:

    Ingredientes:

    • 250 g de farinha de trigo
    • 2 ovos
    • 1 colher de chá de sal
    • 125 ml de água*
    • Sal, pimenta do reino e noz-moscada
    • 1 maço de salsa fresca
    • 300 g de queijo mussarela

    Modo de preparo:

    Misture todos os ingredientes e bata em punho por 10 minutos até que a massa crie bolas de ar. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Para finalizar, use o aparelho de fazer spätzel (spätzle maker) e cozinhe em água fervendo com sal.

    Se a massa ficar na superfície por 3 minutos, tire e resfrie em água fria com sal. Antes de servir, salteie na frigideira com um pouco de manteiga. Tempere com noz-moscada e acrescente o queijo mussarela e salsa picada. Sirva quente como acompanhamento ou prato principal.

    *Dica do chef Heiko Grabolle: tente trocar a água por leite! Deixará a massa muito mais gostosa. ;)

    Uma delícia, não? Para essas e outras receitas, acompanhe o Instagram do Restaurante-Escola e o blog do Senac SC! E se você quiser se especializar mais ainda, confira nossos cursos de gastronomia.

    Guten Appetit!

     

    Leia também: