Faça uma receita diferente para a ceia de Natal, conheça o Stollen

1012

A época de festas de final de ano é ótima para explorar novas culturas gastronômicas e inovar dentro da cozinha. Com o objetivo de lhe auxiliar nessa descoberta, convidamos o chef do restaurante Senac Blumengarten, Heiko Grabolle, para compartilhar uma receita típica alemã tradicional do país, o Stollen.

A receita do Stollen data de 1545, mas ela era feita de forma mais simples e com menos ingredientes. Com o tempo foi sendo enriquecida com alguns itens que hoje compõem a acidez e doçura do pão. A durabilidade dele é menor e o formato é distinto pois a ideia é enrolar a massa de forma que lembre Jesus envolto em uma manta. Conheça o passo a passo da receita:

INGREDIENTES

400g de farinha

10g fermento biológico

60g de açúcar

90g de manteiga

200 ml de leite

10 ml de schnaps ou run

Pitadas de sal

Raspas de limão

200g de frutas cristalizadas e picadas

100g de nozes picadas

MODO DE FAZER

Misture a farinha, o açúcar e o fermento, aqueça o leite e a manteiga, e acrescente à mistura. Depois adicione o sal, limão e schnaps. Misture a massa por 15 minutos até formar uma bolinha. Abra na mesa, espalhe frutas e nozes e amasse novamente. Deixe descansar por 20 minutos. Abra novamente a massa e dobre no formato de pão. Colocar na assadeira e deixar descansar mais uma hora. Assar em 150º/160º por aproximadamente 60 minutos. Para finalizar, coloque um pouco de manteiga por cima e bastante açúcar de confeiteiro.

Agora que você já conhece a receita, que tal experimentar esta iguaria para servir na ceia de Natal.

Leia também: