Receita de Torta Banoffee

Restaurante Escola  Blog

Bolacha, banana e doce de leite. Esses são os principais ingredientes da deliciosa Torta Banoffee. Criada em 1971, no norte da Inglaterra, a sobremesa já conquistou o paladar brasileiro e é uma das receitas preferidas no Senac Restaurante-Escola, em Blumenau.

A torta surgiu como uma adaptação à sobremesa norte-americana “Coffee Toffee – Torta de Blum”. Entre as diferenças estão: o caramelo mais macio – fervido em uma lata de leite condensado – e a adição das bananas, criando assim a Banoffee Pie.

Em pouco tempo, a sobremesa fez tanto sucesso que a palavra banoffee passou a ser usada para descrever qualquer alimento ou produto que possuam gosto – ou cheiro – de banana ou toffee (caramelo, em português).

Restaurante Escola Blog v2

    Ficou curioso para experimentar? O Chef do Senac Restaurante-Escola Heiko Grabolle ensina a receita. Anota aí:

    Ingredientes

    • 200g de biscoito maisena
    • 100g de manteiga sem sal
    • 500g de creme de leite fresco pasteurizado (nata)
    • 2 colheres de sopa (rasas) de açúcar de confeiteiro
    • 400g de leite condensado
    • 5 bananas nanicas

    Modo de Preparo da Torta Banoffee:

    Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água. Acenda o fogo, deixe a água da panela ferver e, quando o chiado da pressão começar, conte 35 a 40 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Só então abra a panela e deixe agora a latinha esfriar. Quando estiver fria, abra a lata, retire o doce de leite e reserve.

    No liquidificador, coloque os biscoitos maisena e triture-os bastante até formar uma farinha. Corte a manteiga em pedaços e junte à farinha dos biscoitos. Molde a massa com as pontas dos dedos até que a farinha incorpore toda a farinha.

    Pegue uma forma com fundo removível e forre o fundo com a massa. Leve-a ao forno para assar a 180 graus por aproximadamente 15 minutos ou até ficar com aparência dourada. Coloque todo o doce de leite sobre a massa e, em seguida, as rodelas de banana. Bata o creme de leite com o açúcar até formar picos (o creme deve formar pontas firmes, sem cair do fuê com facilidade). Com o auxílio de uma espátula, espalhe o creme sobre as bananas.

    Leve a torta para a geladeira. Sirva bem gelada. Pode também polvilhar chocolate em pó sobre a torta.

    Para essas e outras receitas, acompanhe o Instagram do Restaurante-Escola e o blog do Senac!

    Leia também: