Profissionais graduados em finanças atuam com informações estratégicas para tomada de decisão

profissionais_info_estrategia_blog

Finanças é um assunto que interessa a empresas de todos os portes e segmentos. Em momentos desfavoráveis, o foco são cortes de custos. Já em períodos oportunos, o planejamento financeiro é direcionado para investimentos. Pela sua complexidade e função estratégica para as organizações, a equipe da área de finanças costuma ser escolhida de forma criteriosa, com profissionais que apresentam qualificação específica e mostram habilidades em questões como percepção de futuro, análise de riscos e racionalização de gastos.

O primeiro passo para quem deseja atuar com finanças é desenvolver as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Com esse objetivo, o Senac oferta em Santa Catarina o curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira. O profissional que finaliza essa graduação está habilitado para gerir recursos financeiros e aplicar métodos e técnicas econômico-financeiras, a partir de uma visão abrangente do contexto, com a finalidade de maximizar as riquezas da organização.

Durante o curso, são explorados assuntos como planejamento e captação de recursos financeiros para viabilização de projetos e investimentos; análise de demonstrações financeiras e estudo de viabilidade em diferentes cenários e ambientes organizacionais; gerenciamento de informação econômico-financeira, viabilizando a tomada de decisão. Junto aos conhecimentos e habilidades trabalhados na graduação, também é necessário se manter atualizado sobre a situação da economia brasileira e mundial, além de entender produtos e serviços do mercado financeiro.

Depois de formado, o Tecnólogo em Gestão Financeira pode atuar em locais como departamentos financeiros de empresas, bancos, instituições de crédito e organizações do terceiro setor. Também é possível trabalhar como autônomo, oferecendo consultoria na área. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, mais de 19 mil gerentes administrativos, financeiros e de riscos atuavam registrados em 2014, com salário médio mensal de R$3.259,67.

Os interessados no curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira podem fazer sua inscrição no vestibular Senac 2016 neste link e optar por fazer uma redação ou concorrer pela nota na redação do ENEM.

Leia também: