Descubra como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho

blog

Todos os dias você sai do trabalho com a sensação de que as horas passaram rápido demais e de que você não produziu o suficiente? Vê-se em meio a um monte de tarefas e não sabe ao certo por onde começar? Pois em tempos de cada vez maior concorrência no mercado de trabalho, é preciso gerir o seu tempo de forma que ele seja o mais proveitoso possível. No entanto, aumentar a produtividade no ambiente de trabalho pode ser um desafio.

Produtividade é a combinação de um planejamento inteligente com esforços de concentração. E ela pode ser constantemente melhorada com pequenas atitudes que ajudam a manter a atenção naquilo que realmente importa: suas tarefas. Quer saber que práticas são essas? Confira:

Faça listas

Para economizar tempo, tenha sempre em mãos uma lista com todas as tarefas de curto e médio prazo. Isso ajudará você a não se perder ao longo do dia e será mais fácil organizar o que deve ser feito primeiro e o que pode ficar para o fim do dia.   

Veja aqui como usar o Bullet Journal para se organizar no trabalho

Tenha prioridades

Depois de listar todas as tarefas, veja quais são mais importantes – seja pela urgência ou pelo grau de complexidade – e estabeleça prioridades. Não assuma mais atividades do que será possível realizar. E conte também com alguns imprevistos que sempre acontecem durante o dia de trabalho.

Não seja multitarefas

Por mais que você ache que é capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, provavelmente não é verdade. Por isso, concentre-se em uma atividade de cada vez e você perceberá como será muito mais produtivo e rápido.

Faça pausas

Por mais que possa parecer perda de tempo, é importante fazer pausas curtas depois de um longo período dedicado a uma tarefa específica. Aproveite esse tempo para descansar a cabeça e discutir ideias com os colegas de trabalho.

Desconecte-se

Separe uma hora do seu expediente para se desconectar. Feche todas as suas abas, desative notificações de e-mails e perfis em redes sociais. Aproveite esse tempo para finalizar aquela tarefa que é sempre interrompida com algo “mais urgente”. Você perceberá que, sem distrações, será muito mais fácil conclui-la.

Aprenda a delegar

Muitas vezes, você não será capaz de terminar todas as tarefas que precisa até o fim do dia. Nesses casos, é importante reconhecer isso e aprender a delegar. Além de melhorar a produtividade, é muito importante para o bom relacionamento de uma equipe.

Reduza as reuniões

Procurar soluções para os problemas e trocar ideias com os colegas de trabalho pode ser muito proveitoso, porém nem todas as reuniões são produtivas. Muitas delas apenas tiram os funcionários de suas atividades diárias e tratam de assuntos que poderiam ser resolvidos em um e-mail ou uma rápida ligação.

Por isso, antes de marcar uma reunião, avalie se ela é realmente necessária. E caso seja, faça uma pauta com os assuntos que serão discutidos e seja objetivo. Tente manter ao máximo o foco nas questões que interessam.

Agora você já sabe como terminar o dia com a sensação de dever cumprido!
O Senac SC está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Administração. Se você se interessa pela área e está em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho, garanta já a sua vaga!

Leia também: