7 passos para um plano de estudos de sucesso

plano de estudos

As férias já acabaram, e no dia 11 de agosto comemoramos o dia do Estudante. Aproveitou o recesso das aulas? Passeou? Viajou? Assistiu séries? Descansou? Agora é hora de fazer um bom plano de estudos e organizar todas as suas tarefas para melhorar seu aprendizado.

Ensino fundamental ou médio, faculdade, pós-graduação, mestrado, doutorado, aula de idiomas, aula de música, concurso, seja o que você estiver estudando no momento, um plano de estudos pode te ajudar em vários aspectos. 

Mas, para que ele traga benefícios e resultados você precisa adotar um método de organização que esteja de acordo com a sua realidade. Não adianta planejar mil coisas, e não poder cumpri-las. É preciso um plano realista, que você consiga seguir conforme a sua disponibilidade e rotina.

Mas como ele pode ser feito?

Metas

As metas nos ajudam a não perder o foco e nos impulsionam a cumpri-las! É importante ter programado no seu plano de estudos metas de horários, quais disciplinas estudar e a quantidade de exercícios para realizar por dia.

Cronograma

Em primeiro lugar, quantas horas para estudar você tem disponível no seu dia a dia? Você precisa conhecer a sua rotina, porque os seus estudos devem ser planejados de acordo com a sua disponibilidade.

Para organizar melhor os conteúdos que precisam ser estudados durante a semana, anote em um caderno ou faça um quadro-horário. A partir disso, ficará mais fácil identificar horários disponíveis e definir o tempo que você irá dedicar para cada um dos temas a serem estudados.

Provavelmente você descobrirá horas inutilizadas no seu dia a dia, mas que podem ser muito úteis nos estudos. Uma dica importante: Não importa se você tem apenas 10 minutos livre, eles são muito valiosos! Depois do almoço, no trânsito ou no intervalo do trabalho, estude 5, 10 ou, 5 minutos na semana, e no final do mês você terá horas de estudo acumulado!

Muitas pessoas acreditam que o estudo só valerá a pena se dedicar muitas horas do seu tempo. Mas, qualquer tempinho pode ser aproveitado. 

O ambiente de estudos

Não são todas as pessoas que conseguem estudar com barulho, não é mesmo? Escolha um local que você se sinta confortável. Se você não consegue se concentrar em casa e tiver acesso a alguma biblioteca da sua cidade, aposte nisso!

O silêncio e um lugar organizado são grandes aliados na hora dos estudos. Aqui já demos dicas para um cantinho eficiente de estudos.

Matérias difíceis

É comum termos mais afinidade em algumas áreas de conhecimento. Exatas, humanas ou biológicas? Qual você gosta mais de estudar?

Mesmo que você ache mais prazeroso estudar apenas uma das áreas de conhecimento, é preciso conhecer todos os assuntos. Dedique-se às matérias que você tem afinidade, mas não esqueça que as outras também são importantes. 

Reserve um tempo maior para assuntos que você não tem tanto conhecimento e, ao longo do caminho, você terá mais domínio, se tornará mais fácil e você se sentirá mais confiante com o tema.

Revisar o conteúdo

Além de estudar conteúdos novos, é importante ter em seu cronograma um tempo para a revisão de conteúdos. Não basta aprender, e depois não fixar o que foi revisado. Alguns aplicativos e ferramentas de organização também podem te ajudar nisso.

Sono

Você é do tipo que prefere estudar de manhã, à tarde ou à noite? Não importa o horário, desde que seja um momento produtivo para você, há quem funcione melhor à noite ou que esteja mais disposto logo pela manhã, por exemplo. No entanto, é importante manter o sono em dia para que a sua saúde aguente firme até o final dos estudos. 

Lazer

Tire um tempinho para você também! Não pense que é uma máquina e não merece descanso. Mesmo com metas e as matérias que precisam ser estudadas, os conteúdos não serão fixados se você estiver cansado ou com a mente saturada. O descanso e lazer são essenciais para que você continue absorvendo aprendizados. 

Então, estabeleça horários para fazer uma atividade que você goste e observe como seu rendimento e disposição nos estudos também irão melhorar!

Esperamos ter ajudado a planejar melhor seus estudos! Agora, coloque em prática nossas dicas com modelo de plano de estudos que disponibilizamos para você organizar sua rotina e sucesso com os resultados!

TABELA_Plano de estudos_Prancheta 1

    Leia também: