Como se organizar para cumprir suas metas no segundo semestre de 2019?

3007

É preciso planejamento para organizar todas as suas metas. Já estamos na metade do ano, e passou voando, não é? Esse é um período em que muitas pessoas colocam na balança os seus planos e objetivos, e aumenta a vontade de realizá-los antes de completar os 365 dias do ano. 

Com planejamento e organização é que concluímos grandes projetos. É normal estar no segundo semestre e pensar nas coisas que ainda não foram realizadas e no que fazer para cumpri-las, ou, pelo menos, (re) organizá-las até o final do ano. Mas nós vamos te ajudar nisso!

Se você traçou alguns objetivos para 2019, já é um grande passo. Agora, basta que você se planeje melhor. Trouxemos algumas ideias que podem te inspirar a terminar o ano com a sensação de dever cumprido.

Defina suas metas

Economizar dinheiro, realizar um intercâmbio, ter uma vida mais saudável, viajar, aumentar a produtividade no trabalho ou organizar eventos. Afinal, quais são as suas prioridades até o final do ano? 

Tenha em mente seus propósitos e sempre faça anotações de tudo que almeja, isso ajuda a deixar os objetivos ainda mais claros, seja no âmbito profissional ou pessoal. Inclua todos os seus projetos, independente de estarem ou não em andamento. Assim, você poderá enxergar os próximos passos com mais nitidez. 

Depois, crie um ranking de importância e estabeleça prazos para cada um dos seus objetivos. Projetos de longo prazo ou que não estão em andamento podem ser mais difíceis de realizar, mas são igualmente importantes e devem estar listados da mesma maneira. 

Como você pode realizar o que ainda não foi feito? 

Traçar planos é importante, mas não é a única coisa necessária. É preciso agir para conquistar o que desejamos. Observe o que cada meta cobra de você, seja tempo, dinheiro ou disposição. Não basta ter tudo bonitinho e organizado se você não estiver disposto a fazer as coisas que são necessárias para atingir seus objetivos.

A administração do tempo é fundamental. Estabeleça períodos na sua agenda para se dedicar e tenha em mente que os prazos servem para te ajudar a não desistir de conquistar o que almeja. Seus objetivos podem cair no esquecimento se você não tiver uma data limite para cumpri-los.

Organização

Você é aquela pessoa que escreve todas as tarefas num caderno e c, ao riscar um dos afazeres, fica com a sensação de dever cumprido? A sua agenda possui planejamento semanal, mensal ou anual? Essa organização é fundamental para enxergar o conjunto dos seus compromissos de forma mais objetiva. P 

Existem inúmeras ferramentas que podem te auxiliar a manter tudo organizado e planejado, como, por exemplo, bullet journal, planners, marca-textos, blocos auto-adesivos e modelos de organização online (planilhas).

Mapa Mental

Uma outra opção para planejar suas metas é o mapa mental, ideal para organizar dados e tornar a nossa compreensão sobre eles visualmente mais fácil.

O modelo do mapa mental foi desenvolvido pelo britânico Tony Buzan, e pensado para facilitar a administração de informações. Sua principal característica é a estrutura baseada em ramificações, além de poder usar recursos como cores e símbolos para planejar ações que visam alcançar objetivos específicos.

Nós criamos um mapa mental para ajudar você a se organizar melhor nesse segundo semestre de 2019. Clique aqui e baixe o seu.

 

Mapa Mental

     

    Celebre pequenas conquistas

    Provavelmente você já realizou muitas coisas até aqui. Aprenda a celebrar as suas conquistas, mesmo que não sejam seus maiores projetos. Pequenas metas alcançadas são realizações c tão importantes quanto uma que cobre mais de você.

    Não se culpe por projetos inacabados

    Uma coisa importantíssima a se considerar é que você não pode e nem deve se sentir culpado por metas não cumpridas. Com planejamento, as tarefas que não foram concluídas num determinado período poderão ser finalizadas em outro momento.

    A organização nos ajuda a traçar um caminho, e serve justamente para clarear as nossas prioridades e objetivos, mas ele não é imutável. Por isso, permita-se mudar o roteiro quando necessário. 

    E você, leitor, independente do que estiver usando para organizar os seus projetos, o planejamento de algumas metas serve para mudarmos os rumos, alterarmos datas, e o mais importante: nunca descartá-las ou esquecê-las, mas auxiliar a executá-las da melhor maneira possível.

    Gostou do nosso mapa mental e das ideias para planejar o segundo semestre de 2019? Quer conhecer outros métodos de organização? Confira em nosso blog o método GTD.

    Leia também: