Planejamento 2019: Como organizar o seu ano e quais ferramentas podem te ajudar nisso

26---Blog

O início do ano está chegando e com ele começam novos ciclos e projetos. Para garantir que nenhum daqueles objetivos traçados sejam esquecidos, é preciso planejamento para organizar sua vida de acordo com suas metas. Bora planejar 2019?

Definindo metas

Para começar é preciso pensar no que você quer conquistar em 2019, seja no âmbito pessoal ou profissional. O ideal é que você separe o que almeja no trabalho do que deseja na vida pessoal, para que assim possa focar melhor no planejamento de cada um desses itens. Comece organizando seus objetivos num rascunho, apenas as ideias mesmo do que você pretende realizar e depois por elencar por ordem de importância na sua vida.

Como alcançá-las

Agora vem a parte mais complicada, talvez: pensar sobre como você pode atingir seus objetivos. Isso vai depender das suas metas, é claro, mas num geral sempre é necessário um certo esforço para alcançar, seja economizar dinheiro para investir num curso, arranjar tempo para cuidar da sua saúde, ou organizar um evento de motivação na sua empresa. Além disso, prazos para cumprir as metas são o que nos fazem buscar essas conquistas, sem um período determinado o planejamento se torna  demais e você acaba perdendo esse sentido de urgência na realização.

É nessa parte que você precisa mensurar o seu grau de comprometimento com as metas. No planejamento é possível idealizar ser o melhor vendedor da sua empresa, por exemplo, mas o que você precisa para isso? Estudo? Experiência? E você está disposto a buscar esses aperfeiçoamentos para se tornar o melhor vendedor? São algumas perguntas necessárias que ajudam a eliminar metas inalcançáveis ou até não muito interessantes para a sua vida.

Como planejar?

Existem diversas formas de esquematizar e planejar seu ano. Pode ser nas planilhas do computador, papel, agenda, planner e etc, o que importa é ter isso organizado, escrito e documentado de alguma forma, ou você pode perder o foco ao longo do caminho.

Para ajudar nesse processo de organização, e para quem curte manter tudo registrado em papel, existem os Planners, que possuem versões diárias, semanais, mensais e anuais. Você pode encontrar versões encadernadas em livrarias ou até modelos gratuitos na internet.

Além disso, as clássicas agendas podem ser úteis para isso, quem sabe você pode transformá-las em um Bullet Journal que além de estimularem a criatividade são ótimas para o planejamento. Já escolheu o seu formato? Só não deixe de colocar suas ideias em ação por falta de planejamento. 

Leia também: