Parabéns, comerciantes!

221

Comprar, vender, negociar e mostrar boas oportunidades: essas são apenas algumas das atribuições dos comerciantes. É histórico, uma pequena vila ou um bairro começa a se desenvolver de fato a partir do momento em que um comércio chega ao local. Com isso, o dinheiro começa a circular regionalmente, o que gera mais riquezas para o local.

O profissional de comércio é essencialmente um empreendedor. Responsável por levar até as pessoas desde produtos para as necessidades básicas até bens de consumo de alto valor, esses profissionais são também realizadores de sonhos e agentes de transformação. O cliente tem o desejo de consumir e o comerciante precisa estar no lugar certo, na hora certa.

A data de 16 de julho foi instituída como o Dia do Comerciante em homenagem ao aniversário de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido como Visconde de Cairu. Ele foi um grande incentivador da abertura dos portos brasileiros ao comércio. Quando dom João VI passou pela Bahia, o Visconde lhe apresentou as vantagens que o país teria com a abertura dos portos, tendo grande influência sobre a Carta Régia de 24 de janeiro de 1808, que autorizou o comércio entre o Brasil e outros países.

Neste dia tão especial, o Senac parabeniza a todos os profissionais que dedicam sua vida a este ofício, e que diariamente ajudam a desenvolver a economia deste País.

Leia também: