O que você precisa saber sobre paisagismo para ser um bom designer de interiores?

0412-topo-de-blog

Qual foi a última vez que você esteve em contato com a natureza? Dependendo da região em que você mora, a resposta pode variar. No entanto, uma coisa que é certa é que, com o desenvolvimento das cidades, é cada vez maior o tempo que passamos longe de áreas verdes. E esse é um dos motivos pelo qual projetos de design de interiores têm, frequentemente, incluído o paisagismo na decoração de apartamentos.

A presença de plantas em uma casa melhora a qualidade do ar, aumenta a umidade além, é claro, de deixar qualquer ambiente mais aconchegante e bonito. É por isso que, se você é um profissional da área de Design de Interiores, conhecer sobre técnicas de paisagismo é um diferencial.

Conceitualmente, paisagismo é a arte de criar ou recriar um jardim, dentro ou fora dos ambientes. E ao paisagista é necessário conhecer elementos básicos que devem estar em harmonia no espaço a ser trabalhado. Mas que outros aspectos você deve ficar atento se quiser trabalhar com paisagismo em espaços fechados? Confira:

Paisagismo: o que todo designer de interiores deve saber?

Paisagismo não é jardinagem

Essa é uma confusão bastante comum, mas que precisa ser esclarecida. Enquanto o paisagismo é um trabalho prioritariamente de projeto, a jardinagem envolve o plantio e o cultivo das plantas. Ou seja, o jardineiro é o profissional que vai concretizar a obra conforme o projeto realizado pelo paisagista.

Conheça o seu espaço

Seja um grande jardim ou pequenas plantas cultivadas dentro de casa, é essencial conhecer o lugar. Incidência de luz solar e umidade dos ambientes são alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher as espécies de planta que vão compor a sua decoração.

Plantas dentro de casa

Mesmo em apartamentos que não possuem sacadas ou áreas externas, é possível abrigar plantas. Basta conhecer que espécies podem ser cultivadas em ambientes internos. Que tal criar uma pequena horta com temperos frescos? A cozinha vai ficar muito mais charmosa e as refeições, mais saborosas.

As suculentas também são boas alternativas, pois elas precisam de pouco cuidado e são perfeitas para aquelas pessoas que trabalham o dia inteiro e não têm muita experiência com jardinagem.

Jardins verticais

Se o apartamento é pequeno, o segredo é aproveitar ao máximo os espaços disponíveis. Uma boa alternativa são os jardins verticais. Prático, eles podem ser fixados em qualquer parede, seja na varanda ou mesmo na cozinha. Seja para plantar uma hortinha, chás, flores ou pequenas suculentas, aposte nos jardins verticais!

E você, tem alguma outra dica de paisagismo? Compartilhe com a gente! ;)

O Senac SC está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Design de Interiores em várias cidades do estado. Se você busca se especializar na área, conheça a grade curricular e garanta já a sua vaga!

banner

    Leia também: