4 dicas de como se organizar para estudar melhor

organizar para estudar melhor

Todo ano você jura que vai levar os estudos a sério, mas nunca consegue levar a promessa adiante? Não se preocupe, porque isso não acontece só com você. O aprendizado é uma atividade que requer muita disciplina e esforço. Com determinação, é possível se organizar para estudar melhor. E existe hora mais adequada para aprender como fazer isso do que próximo à volta das aulas?

Dessa forma, o Senac SC selecionou algumas dicas para contribuir com seus estudos e facilitar o seu aprendizado. Quem sabe você não pega gosto pela atividade?

Como se organizar para estudar melhor?

Mantenha um cronograma

Manter um cronograma de estudo é fundamental para qualquer estudante. Além de ter uma visão global de toda matéria que precisa ser estudada, você cria uma rotina e desenvolve o hábito de estudar.

Uma forma simples de fazer esse cronograma é listar os conteúdos que você irá precisar estudar e dividir em blocos de assuntos ao longo da semana. Por exemplo, na segunda-feira você estuda as disciplinas A e B. Na terça, a C e na quinta-feira a D. Ter essas informações em um cronograma visual auxilia muito em não se perder no planejamento!

Tenha metas

Quando você pensa no objetivo final – como, por exemplo, passar em um concurso público – ele parece muito distante, né? Por isso, criar metas de estudos diárias podem ajudar a motivar o estudante e fazer com que ele progrida em seus estudos.

Então nada de desanimar, ok? Todos os dias, disponha-se a atingir metas possíveis como como fazer 70% de acerto em um simulado,resolver 30 questões de uma disciplina que é complicada para você ou fazer o resumo de um capítulo do livro de conteúdo.

Com isso, gradualmente, você alcançará o seu objetivo!

Crie um local de estudos organizado

Estudar em um local bagunçado é muito difícil, não é? Você perde tempo procurando o livro certo, não sabe onde deixou a caneta e, quando percebe, já perdeu toda a concentração e a vontade de estudar. Por isso, é importante manter o espaço organizado e, de preferência, silencioso.

Revise o conteúdo

Por fim, é importante revisar o conteúdo já estudado de tempos em tempos. Afinal, a nossa mente fixa o conteúdo por meio da repetição. Portanto, se você deixar muito tempo sem rever determinado conteúdo, você provavelmente se esquecerá dele.

Ah, nesse momento, também é importante revisar usando diversos estímulos sensoriais: ouvir, escrever, ler e até mesmo falar em voz alta. Diversificar essas formas é fundamental para descobrir qual é a que se encaixa melhor no seu perfil e que mais ajuda você a memorizar os conteúdos com mais facilidade!

Essas são as nossas dicas para você conseguir se organizar para aproveitar os estudos da melhor forma! E você, tem algum outro conselho? Compartilhe com a gente!

O Senac SC está com as inscrições abertas para o Vestibular 2018. Confira os cursos oferecidos e garanta já a sua vaga. Ah, corra porque são os últimos dias! ;)

Leia também: