O que são criptomoedas e o que pode ser comprado com elas?

2703

Que o mundo digital está conquistando cada vez mais espaço na nossa rotina é um fato que todos já conhecem. Lembra como era ler um jornal alguns anos atrás? Depois de reorganizar a nossa alimentação, entretenimento e até a maneira como nos transportamos de um local para outro, a revolução digital está chegando às nossas contas bancárias.  

Se você já ouviu falar em Bitcoins e se perguntou o que isso pode mudar no seu dia a dia, saiba que essa é apenas uma das diversas opções de criptomoedas disponíveis no mercado. Fugindo das burocracias bancárias e da ideia de ter sempre cédulas na carteira, as moedas digitais são uma alternativa para quem busca facilidade e até uma forma de investimento.

Mas, afinal, o que são as criptomoedas?

As criptomoedas nada mais são que moedas digitais, com as quais você compra uma quantia de créditos e as utiliza como forma de pagamento em produtos e serviços. Imagine que você tenha uma carteira online: o dinheiro armazenado digitalmente são as criptomoedas e todas as transações são feitas através de um aplicativo, sem envolver cédulas físicas.

Essas moedas online não possuem qualquer relação com o Banco Central ou instituições tradicionais. E como o objetivo é uma organização neutra, as próprias pessoas colaboram com a produção, cedendo o uso de seus softwares para gerar novas moedas recebendo uma quantia em troca.

Como funciona?

Para começar a usar criptomoedas no seu dia a dia, o primeiro passo é escolher a sua carteira online, criada através de plataformas específicas, como a Blockchain. Dessa forma, todas as suas transações serão conferidas e diagnosticadas pelo sistema de segurança do próprio site, que acompanha as trocas de criptomoedas entre todos os usuários.

Você pode comprá-las diretamente na plataforma de câmbio online, sem esquecer de observar a oscilação do valor. Diferente de moedas como o Dólar, Euro e Real que são mais estáveis, as criptomoedas tendem a ter valorizações e depreciações mais acentuadas.

Além dos Bitcoins, quais outras criptomoedas são comercializadas?

Os Bitcoins certamente são as criptomoedas mais conhecidas no mercado atualmente. Mesmo estando disponível desde 2009, ela alcançou o seu auge somente em 2017.

Mas além desta, outras criptomoedas conquistaram o seu espaço na rotina daqueles que já adotaram essa forma de pagamento. Algumas delas são a Ethereum, Litecoin, Monero, Zcash e Ripple.

O que pode ser comprado com as criptomoedas?

Essa costuma ser a maior dúvida entre aqueles que cogitam adotar essa nova opção de dinheiro e, por isso, ela é muito mais lembrada como uma forma de investimento. No entanto, oportunidades de troca é o que não faltam atualmente! Com a ampliação de usuários, o mercado acabou inserindo essa forma de pagamento e é possível utilizá-las em praticamente tudo, como viagens, aulas, lojas em geral, e até mesmo alimentos. No Brasil, o primeiro produto comprado com moedas digitais na história foi uma pizza!

Se o local que você quer comprar algo não aceita essa forma de pagamento, é possível converter as criptomoedas em real facilmente através de lojas online.

Ficou interessado em adotar essa nova opção de dinheiro? Procure locais no seu bairro que aceitam criptomoedas como forma de pagamento e quais dos seus amigos já utilizam essa ferramenta. Sabendo isso será mais fácil descobrir se as moedas digitais serão benéficas para a sua rotina!

Leia também: