O que a Inteligência Artificial já faz e você não sabe?

0510-topo-de-blog

Quando se fala em Inteligência Artificial, logo pensamos em robôs com feições de seres humanos capazes de fazer todas as atividades que nós executamos – melhor e mais rapidamente. E não é à toa, afinal, quem não se impressiona com filmes clássicos como Blade Runner, 2001 – Uma Odisseia no Espaço ou até mesmo produções mais recentes que tratam do assunto, como Ela, Westworld e Ex-Machina?

Em todos eles, a Inteligência Artificial é explorada até os últimos limites: tratam-se de máquinas que pensam, sentem e desejam coisas que vão muito além de suas programações originais.

Por ser uma tecnologia ainda em desenvolvimento, é difícil prever até onde a Inteligência Artificial pode ir. Tanto é que, recentemente, em um projeto realizado pelo Facebook, bots  foram capazes de criar sua própria linguagem, mais rápida e totalmente incompreensível aos seres humanos.

Inteligência Artificial é considerada a inteligência exibida por mecanismos ou softwares e que é similar à humana. O seu principal objetivo é executar funções que envolvam capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência.

No entanto, o que se sabe é que, hoje em dia, já é possível perceber a Inteligência Artificial nas mais diferentes atividades e segmentos. Duvida? Então veja só!

Inteligência Artificial na Educação

Até o fim de 2017, a Pinacoteca do Estado de São Paulo está com um projeto que se chama “Voz da Arte”. Ele permite que você interaja com sete das obras expostas no museu. É possível fazer perguntas do jeito que bem quiser e obter respostas sobre arte brasileira, desde contextos, história até relações com assuntos do dia a dia.  

I.A. para estudar doenças

Atualmente, a Inteligência Artificial é usada para entender diversas doenças. Por exemplo, é possível analisar os fatores de risco da diabetes, por meio de algoritmos capazes de prever o risco de hospitalização em pacientes com a doença.

A tecnologia também colabora na prevenção do câncer de mama. A partir das análises das mamografias, é possível detectar em 52% das mulheres a alta probabilidade de contrair a doença um ano antes do surgimento dos primeiros sintomas. Os dados foram obtidos em um estudo do Computer Assisted Diagnosis (CAD).

Robôs no Marketing

Você certamente já foi atendido por um robô e sequer percebeu. Não acredita? Pois saiba que, cada vez mais, pequenas e grandes empresas usam os famosos chatbots para fazer o atendimento ao cliente. E a interação é tão perfeita que pode ser difícil diferenciar. Isso porque, com base na computação cognitiva, a tecnologia é capaz de aprender conforme surgem novas demandas (que não estavam previamente estabelecidas).

Carros inteligentes

A inteligência artificial é a base da internet das coisas. E é com ela que os carros inteligentes são capazes de identificar padrões de comportamentos dos usuários. Então já sabe, se o seu carro sintoniza a sua rádio preferida, ajusta automaticamente a temperatura e as posições da direção e dos espelhos, agradeça à Inteligência Artificial! ;)  

Já imaginava que a Inteligência Artificial estava tão presente no seu cotidiano? Se você gosta de tecnologia, compartilhe com a gente outras contribuições da I.A. no nosso dia a dia!

O Senac SC está com diversas opções na área de tecnologia, saúde, marketing e educação. Confira nossos cursos livres, técnicos e de graduação e faça já a sua inscrição.

Leia também: