O que é design thinking e como aplicá-lo na sua empresa?

design thinking

É consenso no mercado que grande parte do crescimento de uma empresa é resultado da qualidade do produto ou serviço que ela oferece. Mas é necessário muito planejamento e alinhamento de estratégias para que isso esteja de acordo com as necessidades do cliente. Uma das formas de fazer essa organização é através de design thinking.

Além de mapear as necessidades do mercado, o design thinking procura apontar os objetivos da instituição, conhecendo os seus consumidores e trabalhando em equipe para fortalecer a empresa e a busca por inovações.

Mas se engana quem acredita que esse é um método aplicável apenas às grandes empresas: é possível começar um negócio com base nessa metodologia e filtrar grandes oportunidades desde o início! Se você é um microempreendedor em busca de novas possibilidades, essa é uma alternativa ideal para alavancar as suas ideias e criar um ambiente de trabalho interativo!

Por onde começar uma estratégia baseada em design thinking?

Imagine um time de futebol que pretende vencer uma grande competição. Antes de procurar novas oportunidades, normalmente ele começa conhecendo o seu adversário para investir nos seus pontos fracos. Essa é uma ideia fundamental para qualquer objetivo de inovação e procura por resultados positivos, não só no esporte como também na sua própria empresa! Por isso, comece pesquisando sobre a concorrência, os produtos que ela oferece, os indicativos do mercado, projetos em andamento. Isso já te dará boas ideias de onde você pode atuar e que tipos de estratégias seriam legais de desenvolver.

Mas você deve estar se perguntando: onde entra o trabalho em equipe que sempre se vê em metodologias de design thinking? Em todos os momentos! Desde o início é importante que os funcionários compartilhem do mesmo objetivo e saibam o que está sendo desenvolvido. A reunião “física” de todos se dá no momento de analisar os dados e avaliar os caminhos que podem tomar.

Os resultados foram bons? Então é a hora da implementação!

Toda essa ideia de aproximação com o consumidor, pesquisa sobre as suas necessidades e projeção de novas ideias fazem parte de um processo conhecido como brainstorm.

Após ele, é fundamental que qualquer idealização seja prototipada e colocada em um período de teste. Dessa forma, antes de veicular uma inovação, você tem a noção se ela vai realmente funcionar. Se a nova ideia se baseia em unir dois tipos de serviços por um preço reduzido, por exemplo, experimente colocá-la no mercado como um teste de um mês. Se os resultados atingirem o esperado, ele certamente estará pronto para ser lançado oficialmente para os seus consumidores!

Só não esqueça: alcançar o objetivo uma única vez não basta para permanecer com os bons resultados. O design thinking é uma metodologia contínua que procura sempre inovar, para isso, deve ser implementada e melhorada por todo o time permanentemente! Uma dica para unir os funcionários de forma interativa e organizada é aplicar também o gerenciamento kanban. E aí, prontos para começar?!

 

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